A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou hoje a operação ‘Hermes – Viajar em Segurança’. Vai manter-se até 3 de setembro, com um aumento do patrulhamento nas estradas.
A GNR começou hoje a operação ‘Hermes – Viajar em Segurança’ que vai intensificar “as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio aos utentes das vias rodoviárias, com o objetivo de garantir a sua segurança durante os deslocamentos de e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano”, informa numa nota de imprensa da GNR enviada ao ‘Mundo Português’..
A operação vai incidir nas autoestradas, itinerários principais, itinerários complementares e estradas nacionais e ainda nos acessos às localidades e respetivas artéria.
O objetivo é, como nos anos anteriores, reduzir a sinistralidade e as suas consequências. Nas estradas vão estar militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, que “estarão particularmente atentos aos comportamentos de risco, que coloquem em causa a segurança rodoviária”, refere ainda o comando da GNR.
Os contutores deverão, assim, ter atenção redobrada a manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e circulação na via mais à direita.
A condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, a condução sem habilitação legal, o excesso de velocidade, a incorreta ou não utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção de crianças e a utilização indevida do telemóvel são outros comportamentos que os condutores não deverão ter.
Em 2017, nos meses de julho e agosto, a GNR registou 4145 acidentes de viação, resultando em 83 vítimas mortais e 361 feridos graves.