Materiais nobres portugueses inspiram mostra no Consulado de Portugal em São Paulo

Data:

A exposição inaugurada no Consulado de Portugal em São Paulo, neste sábado, reúne peças dos Irmãos Campana, Fernando e Humberto Campana, e é inspirada em Portugal

Neste sábado, às 11h, o Consulado de Portugal em São Paulo inaugura, na Sala Fernando Pessoa, a Exposição de Design dos Irmãos Campana.
Desenvolvido pelo Estudio Campana, de Fernando e Humberto Campana, um dos principais estúdios de design do mundo, o projeto é inspirado em materiais nobres de Portugal e ficará em cartaz até 19 de agosto.
Com entrada gratuita, a exposição encerra a programação do ‘Experimenta Portugal ’18’, evento realizado em São Paulo dedicada à arte e cultura luso-brasileiras.
Na abertura oficial, Humberto Campana fará uma palestra sobre o projeto, desde sua concepção a todo o processo de criação.
“A exposição, que consiste em peças exclusivas de mobiliário em cortiça portuguesa, conta com a parceria da Corticeira Amorim, da empresa de móveis Época e da marca Capital Europeia do Móvel, promovida pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Será a primeira participação do Estúdio Campana no Experimenta Portugal”, informa uma nota divulgada pelo Consulado de Portugal em São Paulo.
Para a concepção das peças, os irmãos Campana realizaram um pesquisa profunda sobre a cultura e realidade portuguesa, que ocorreu, principalmente, com a visita de Humberto Campana a Portugal, em janeiro.
Na estada no país, o artista plástico descobriu os elementos que melhor representam a identidade local. “Portugal me conectou com minhas origens. A experiência da viagem foi surpreendente e trouxe à tona uma consciência de minha herança portuguesa. A cortiça sempre nos fascinou, não somente por ser um material ecológico, mas por sua leveza. A textura, a variedade de aplicações e isolamentos enriquecem as possibilidades de expressar, através deste material, novos conceitos e gestos”, diz Humberto Campana, citado no nota do Consulado de Portugal em São Paulo.
Fernando e Humberto Campana identificaram na cortiça – produto de tradição portuguesa e um dos principais materiais de exportação nacional – “a matéria prima ideal para a concepção de móveis com design sólido, enquanto curvilíneo e leve”.
As peças originais foram produzidas com o apoio do grupo Amorim, líder mundial na transformação de cortiça, e da empresa Época.
“O projeto também é um marco para a cidade de Paços Ferreira, considerado um dos maiores centros de produção de mobiliário na Europa, que aposta cada vez mais no crescimento internacional”, destaca ainda a mesma nota.
Na sua quarta edição, o Experimenta Portugal ofereceu um extenso e diversificado calendário de eventos de maio e junho deste ano, com expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo.
Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o Estudio Campana tornou-se famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças icónicas – como as poltronas Vermelha e Favela – e, também, por ter crescido nas áreas de design de interiores, arquitetura, paisagismo, cenografia, moda, entre outras.

Exposição de Design dos Irmãos Campana
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324 – Jardim América
Patente até 19 de agosto, das 10h às 18h (exceto aos sábados e domingos)
Telefone: (11) 3084-1800

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.