Macau é o ponto de partida de uma agenda de eventos de promoção internacional da joalharia portuguesa a acontecer em mercados estratégicos.
A divulgação a joalharia portuguesa insere-se na campanha ‘Portuguese Jewellery À La Carte’ e conta com o apoio institucional do Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong e a participação especial da Rota da Filigrana de Gondomar, que fará uma demonstração ao vivo.
A joalharia portuguesa apresenta-se naquela Região Administrativa Especial da China nos dias 28 e 29 de junho, numa mostra inédita, promovida pela Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP).
A mostra estará patente na Residência Consular de Portugal, o antigo Hotel da Bela Vista, com sete marcas em exposição e uma demonstração ao vivo de filigrana portuguesa, promovida pela Rota da Filigrana de Gondomar.
Fátima Santos, secretária-geral da AORP, explica que “o objetivo é criar um formato de promoção paralelo ao das feiras, em que conseguimos transmitir mais eficazmente a essência e o universo de valores que distinguem a joalharia portuguesa, como a manualidade, materializada na demonstração ao vivo de filigrana portuguesa”.
“Macau era já um desejo antigo. Não só pela ligação histórica e cultural que nos une, mas também na sequência de várias participações de sucesso numa das maiores feiras de joalharia do mundo, em Hong Kong, sendo a China um dos nossos mercados-alvo”, acrescentou a responsável.
Fátima Santos destaca ainda “o importante envolvimento do Consulado português”, que tornou Macau no “ponto de partida perfeito” para as ações de promoção que a AORP está a preparar no âmbito da nova campanha de internacionalização “e que visam reforçar a nossa presença em mercados estratégicos”.
Em exposição estarão a Dos Santos, marca de joalharia de luxo da autoria dos irmãos Marco e Nuno Santos; Liliana Guerreiro, uma das mais proeminentes designers de joalharia contemporânea; Inês Barbosa, uma das mais antigas oficinas de filigrana; J. Soares, uma marca de joalharia full-service e ainda três marcas sob alçada da Rota de Filigrana de Gondomar: ARPA, J. Monteiro de Sousa e a centenária Topázio, informa a AORP.
A exposição estará patente nos dias 28 e 29 de junho, com horário restrito para profissionais, das 10h às 15h e horário de visita para o público entre as 15h e as 19h.