Associação Camponeses Minhotos de Clermont Ferrand organizaram a maior festa do S. João

Data:

As festas de S. João em Clermont-Ferrand tiveram lugar nos dias 23 e 24 de Junho, na Praça 1°de Maio, e com entrada gratuita. Estas festas são organizadas já há mais de 20 anos pela associação portuguesa Os Camponeses Minhotos, cujo presidente é João Veloso e têm tido tanto sucesso que já fazem parte das Festas da Cidade de Clermont-Ferrand, sendo aliás as festas da cidade que mais gente junta ao ar livre.

Milhares de pessoas assistiram à festa

O deputado eleito pela emigração pelo PS – Paulo Pisco, marcou presença nos festejos, o que muito honrou os portuguese residentes na região e referiu que “As festas de São João em Clermont-Ferrand são um dos maiores encontros que a comunidade portuguesa realiza em França, com a presença de milhares de portugueses que nos dois dias que duram as festividades acompanham espetáculos e atuação de grupos folclóricos. Organizadas pela Associação Camponeses Minhotos, presidida por João Veloso, também Conselheiro das Comunidades Portuguesas, as festas têm desde sempre o apoio da Câmara de Clermont-Ferrand e, desta vez, assim voltou a acontecer, com uma receção nos salões oferecida pelo maire, Olivier Bianchi, que saudou as entidades oficiais e os grupos presentes e agradeceu o contributo que a comunidade portuguesa tem dado para o desenvolvimento e a diversidade cultural”

João Veloso presidente da Associação Camponeses Minhotos com a 1º dama de honor e o deputado Paulo Pisco (Foto Didier Petit)

Pelo 32º ano consecutivo, as festas de São João, agora já transformadas nas “Fêtes de Saint Jean”, fazem parte da animação cultural da cidade e suscitam sempre uma grande curiosidade por parte de portugueses e franceses. Na sua intervenção perante milhares de pessoas, o deputado do PS, Paulo Pisco, salientou a importância desta convivialidade entre portugueses e franceses e agradeceu a todos os maires que passaram por Clermont-Ferrand o apoio sem falhas que sempre têm dado à comunidade portuguesa.
Durante os dois dias de festa os grupos folclóricos desfilaram pelas ruas da cidade, sempre com muitas pessoas a saudar e observar o cortejo, que teve também a presença da 1ª Dama de honor do Concurso Miss Portugal Regions de France, Vânia Oliveira. No sábado à noite, não faltou o tradicional fogueira de São João e um monumental fogo de artifício.
As festas de São João em Clermont-Ferrand são um exemplo de uma boa e sólida cooperação com a mairie local, sinal de reconhecimento da importância da comunidade portuguesa, que começou a instalar-se na região logo nos anos 50 do século passado, entre outras coisas para trabalhar na fábrica de pneus da Michelin.

Milhares de pessoas e a mega fogueira de S. João (Foto Didier Petit)

Clermont-Ferrand está situada no departamento do Puy-de-Dôme, região de Auvergne centro da França e tem a segunda maior percentagem de moradores portugueses, depois da região de Paris.
Este ano o programa como sempre volta a prometer. No Sábado dia 23 de Junho teve lugar o desfile da Praça de Jaude para o edifício da câmara, com o Grupo Folclórico Flor do Minho a integrar o desfile e a Banda de Bellerive Sur Allier. As misses de Auvergne e eleitas no concurso das misses desta Associação integraram o desfile e após a recepção pelo maire de Clermont, tudo voltou a ter lugar na Praça 1º de Maio cm a Banda de Bellerive Sur Allier a dar música e Ricard Dewite e Orquestra Eclipse e a artista Sloane. SLOANE é uma artista muito popular em França, nos idos anos 80 com mais de dois milhões de discos vendidos

 

O desfile dos Ranchos é outro dos pontos altos da festa ( Foto Didier Petit)

A noite do fogo de artificio prometia e o tempo ajudou. O clarão subiu no cé estrelado e via-se ao longe. No domingo dia 24 de Junho pelas 14H30 houve o tradicional desfile da Praça Delille à Praça 1º de Maio com os grupos folclóricos: Camponeses Minhotos, Grupo Folclórico e Artístico Les Herons du Lac de Landes, Grupo Folclórico de Brive “Minha terra”, Grupo Folclórico Flor do Mnho de Gerzat e as Misses de Portugal da Região de France 2018 e as damas de honor. Às 15H30 sobe ao palco o popular artista MIKE DA GAITA. A festa é uma organização dos Camponeses Minhotos e da Ville de Clermont Ferrand e todos os espectáculos são gratuitos.

TEXTO: ANTÓNIO FREITAS com DIDIER PETIT (fotos) aepresse@neuf.fr

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.