O duelo entre Afonso Henriques e Afonso VII vai ser recriado na estação de São Bento

Data:

Um dos momentos cruciais para a formação de Portugal, ocorrido em 1141, vai ganhar vida no átrio principal da estação de São Bento, no Porto, a 28 de junho.

A recriação histórica do duelo entre Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela vai preencher o átrio da estação de São Bento, mas prolonga-se depois pelas ruas da Baixa do Porto.
O Recontro de Valdevez ou Torneio de Arcos de Valdevez foi um acontecimento decisivo na história de Portugal e está representado no icónico painel de azulejos da estação de São Bento.
Agora, aquele momento, que teve lugar no Vale do Vez, em Arcos de Valdevez, vai ganhar ‘vida’ através de uma recriação que envolverá dezenas de figurantes de época.

Arcos de Valdevez
O evento no Porto serve de apresentação à Recriação Histórica do verdadeiro Recontro, que acontece a 7 e 8 de julho em Arcos de Valdevez.

Conhecido como Recontro de Valdevez, ou Torneio de Arcos de Valdevez, é um momento icónico da história de Portugal que teve lugar em 1141 e colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela.
“Quase 900 anos depois, a 28 de junho, o Recontro ganha vida no átrio principal da estação de São Bento, não estivesse este momento representado nos icónicos azulejos de Jorge Colaço”, informa uma nota enviada pela organização, ao Mundo Português’.
A recriação será ainda um momento de homenagem ao artista – em 2018 se comemoram-se os 150 anos do seu nascimento.
Apesar de começar na estação de São Bento, por volta das 17h, o evento vai ainda percorrer as ruas da Baixa do Porto e contará com dezenas de figurantes medievais.
Entre eles, os principais personagens, Afonso Henriques e Afonso VII, e respetivas guardas e escudeiros. A música e a dança, típicas da época, também não vão faltar.
O evento no Porto serve de apresentação à Recriação Histórica do verdadeiro Recontro, que acontece a 7 e 8 de julho em Arcos de Valdevez.
“Esta é já a 3ª edição de uma verdadeira viagem à Idade média e ao século XII com dois dias cheios de dança, música e atividades, das 15h às 00h, no recentemente reabilitado Paço de Giela”, indica ainda a organização.

O torneio que evitou uma batalha

O Recontro de Valdevez ou Torneio de Arcos de Valdevez aconteceu no Vale do Rio Vez, em Arcos de Valdevez, quando D. Afonso Henriques rompeu a paz de Tui (em 1137) e invadiu território galego.
Em resposta, as forças de Afonso VII de Leão e Castela entraram em terras portuguesas, arrasando os castelos à sua passagem.
Era sinal de uma batalha quase certa, mas o momento acabou por culminar num “bafordo”, um tipo de torneio medieval representativo da destreza dos cavaleiros envolvidos, cujo resultado da contenda era normalmente aceite por ambas as partes, evitando um desnecessário derramamento de sangue.
Foi o que ocorreu em Arcos de Valdevez. “Os dois primos acordam uma convivência pacífica, numa lição inteligente de diplomacia e bom senso, bases fundamentais para o início da consolidação do futuro reino de Portugal e, sobretudo, de união face ao rápido avanço árabe no Sul”, refere a nota da organização.
A sorte das armas pendeu para o lado português e muitos historiadores consideram que o episódio foi o passo decisivo e a última etapa para o nascimento de Portugal, já que valeu a D. Afonso Henriques as boas graças da Igreja e antecedeu a celebração do Tratado de Zamora em 1143.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.