Somboon Hormtientong inaugurou no Museu do Oriente, uma exposição de desenhos a carvão que retratam a secular relação de amizade de mais de 500 anos entre Portugal e Tailândia.
O artista plástico tailandês deslocou-se a Portugal há alguns anos a convite da Embaixada de Portugal na Tailândia e do Museu do Oriente.
Ficou alojado no convento da Arrábida durante cerca de 40 dias e, nesse período de tempo, teve oportunidade de conhecer os costumes e tradições portugueses e refletir sobre as diferenças, e sobretudo as semelhanças, entre os dois países.
Dessa visita resultou uma primeira exposição em Banguecoque intitulada ‘Laços da Amizade: 504 Anos de Relações Luso-Tailandesas’.
Agora surge esta segunda mostra, “com retratos a carvão de lugares e acontecimentos que caracterizam os dois países, ilustrados em formas que se assemelham a postais, mas que na verdade são verdadeiras obras-primas de desenhos a cartão”, destaca uma nota de imprensa divulgada pelo Turismo da Tailândia.
A exposição estará patente até 9 de setembro, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Às sextas-feiras o horário prolonga-se até às 22 horas e a entrada é gratuita a partir das 18 horas.
Nascido em Banguecoque em 1949, Hormtientong foi discípulo de um dos mais aclamados mestres do abstracionismo tailandês, Tang Chang, tendo estudado depois em Munique, na Alemanha, onde se tornou uma referência incontornável nesta corrente artística.
A sua técnica centra-se na desconstrução do pensamento, variando entre a pintura, desenho, escultura e instalação.
Exposição no Museu do Oriente celebra a amizade entre Portugal e Tailândia
