Vinhos do Porto e Douro são promovidos nos Estados Unidos

Data:

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) iniciou nos Estados Unidos (EUA), um programa de promoção num destino que em 2017 representou 45% das exportações e foi o terceiro mercado para os vinhos portugueses. Segundo o comunicado do IVDP, as ações vão decorrer entre até 28 de junho, em Miami e na capital Washington, em “hotéis, universidades e escolas”, orientadas pelo crítico de vinhos e mestre em vinhos, Alexandre Lalas.

O IVDP acrescenta que “entre janeiro e abril de 2018 foram vendidas, para os EUA, 102,5 mil caixas de Vinho do Porto, o que representa uma subida de 3,2% em relação ao período homólogo de 2017”, ao mesmo tempo que em “termos de valor, nota-se uma quebra de 4,1% com vendas de 7,6 milhões de euros” neste período,

As exportações de vinhos de Denominação de Origem Protegida (DOP) Porto para os EUA atingiram em 2017 as 406 mil caixas (-0,6% que em 2016) no valor de 33,5 milhões de euros (-0,7% que em 2016), acrescenta a nota de imprensa, dando conta de uma “muito ligeira quebra nas exportações de Vinho do Porto para os EUA, depois de uma evolução, em geral, positiva desde 2009”.

Feito o balanço, o IVDP conclui que “entre 2010 e 2016 as exportações de DOP Porto para os EUA cresceram todos os anos em valor e em preço médio, registando-se apenas quebras em quantidade em 2013 e 2015”.

Quanto ao DOP Douro, em 2017, “as vendas para os EUA foram de 92 mil caixas (-27,4% que em 2016) no valor de quatro milhões de euros (-28% que em 2016)”, num “ano de quebra acentuada nas exportações de Douro para os EUA”, depois de uma “evolução muito positiva desde 2010 (com exceção em 2012)”.

Neste percurso, o IVDP destaca como anos de maior subida os de 2014 e 2016, em que “para além de acréscimos na quantidade e valor exportado, registaram-se também significativos aumentos no preço médio”.

No ano passado, conclui o IVDP, os “EUA ficaram na sexta posição no ‘ranking’, em valor, do Vinho do Porto e em sétimo na classificação do vinho do Douro”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.