Sever do Vouga aproveita Feira do Mirtilo para se mostrar

Data:

O vice-presidente da Câmara de Sever do Vouga, Almeida e Costa, disse hoje que a autarquia quer aproveitar a Feira Nacional do Mirtilo para promover o Município ao nível cultural e turístico. “A feira é para a promoção do mirtilo e dos pequenos frutos, mas somos um município com alguns constrangimentos, pelo que queremos aproveitar toda a organização do evento para promover Sever do Vouga ao nível cultural, económico e turístico”, declarou Almeida e Costa, referindo o património megalítico, a gastronomia, o desporto de aventura e riqueza paisagística das cascatas e quedas de água, ou mesmo da albufeira da nova barragem.

O vice-presidente da Câmara de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, falava na apresentação da edição de 2018 da Feira Nacional do Mirtilo, que vai decorrer naquele concelho de 28 de junho a 01 de julho.

A 11.ª edição do certame, o único a nível nacional dedicado ao mirtilo, terá uma vertente técnica, dirigido aos produtores e profissionais do ramo, com “quatro dias de palestras técnicas”, entre as quais este ano também sobre a conservação do fruto, e uma vertente dirigida ao grande público.

“É um espaço de encontro de pessoas de todo o país para trocar experiência e conhecimentos”, salientou, referindo ainda o campo experimental e as visitas guiadas a algumas produções.

Para o público fica a possibilidade de participar na apanha do mirtilo, o que, para além do aspeto lúdico, terá a recompensa do próprio fruto, diversas demonstrações de culinária e, depois do sucesso dos gelados de mirtilo, que surgiram pela primeira vez no concelho, este ano vai ser a estreia do “gin de mirtilo”, na tentativa de lograr idêntico sucesso.

O evento, onde são esperados milhares de pessoas, vai ter dois parques de estacionamento periféricos e transporte assegurado por míni bus para o recinto.

“Temos indicadores que nos permitem ser otimistas quanto ao número de visitantes, até pelo caráter transversal do certame e pela qualidade dos eventos que lhe estão associados”, afirmou Almeida e Costa, referindo os vários espetáculos e iniciativas culturais nos diferentes dias da Feira.

A produção do mirtilo foi inserida no concelho de Sever do Vouga em 1995, que possui cerca de 80 produtores, com produções anuais na média das 100 toneladas, grande parte destinadas à exportação para países da União Europeia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.