Foi mais um dia de calor com os termómetros a rondar os 30 graus, porém a chuva miudinha começou a cair na região de Aveiro e as nuvens negras carregadas anunciavam, neste princípio de Verão, para a zona de Viseu, trovoada e ela veio e com força.
A cidade de Lamego foi atingida pela queda intensa de granizo, esta quarta-feira, por volta das 15 horas, o que provocou dezenas de inundações em lojas, garagens e escritórios.
Verificou-se também um acidente de viação na A24, junto a Valdigem, que provocou dois feridos ligeiros e uma derrocada na EN 222, em Bagaúste, mas que não impediu a circulação na via. Há vários pomares e vinhas afetados nas freguesias rurais. A Câmara Municipal informou que a precipitação anormal, sob a forma de “granizo de grande calibre”, provocou ainda cortes de abastecimento elétrico, na freguesia de Cambres.
O fenómeno meteorológico demorou cerca de 30 minutos e atingiu também as freguesias rurais da encosta do concelho virada para o rio Douro. “Começou a cair granizo com grande intensidade, chegando mesmo a atingir alguns centímetros de altura em algumas zonas da cidade”, afirmou fonte da Proteção Civil Municipal de Lamego.
Por volta das 17 horas, havia registo de 34 ocorrências. Verificaram-se várias inundações, queda de árvores e várias tampas de saneamento levantaram devido a entupimentos.
A Câmara de Lamego adiantou que “a prioridade é a salvaguarda de pessoas e bens e o restabelecimento de serviços afetados, desimpedimento e limpeza de vias interrompidas e a resolução de situações particulares, nomeadamente a inundação de caves de habitações”.