Novo avião da TAP faz voos teste nos cinco continentes

Data:

Primeiro voo com passageiros convidados aconteceu, entre Toulouse e Lisboa
Novo avião da TAP faz voos teste nos cinco continentes
Os testes de rota do primeiro avião A330-900 são a etapa final da fase de Certificação

O A330neo fez , o primeiro de uma série de voos teste por todo o mundo, com as cores da TAP e com elementos de tripulação TAP. O primeiro dos voos desta série trouxe pela primeira vez o A330neo a Lisboa, de onde seguirá para o Rio de Janeiro, regressando à capital portuguesa para voltar a partir, desta feita até S. Paulo, Recife e Miami.
Até ao final do mês de junho, o A330neo com as cores da TAP prosseguirá o plano de voos de teste numa sequência que o vai levar a Kuala Lumpur, Manila, Jakarta, Bangkok, e Maurícias. Por fim, na última etapa, o novo avião da TAP voa para Nova Deli, Reykjavik, Chicago e Atlanta, concluindo com o regresso à fábrica da Airbus em Toulouse o périplo mundial.

Convidados da TAP para o voo inaugural

Antonolado Neves, CEO da TAP, considera que “esta passagem por Lisboa do novo A330neo, que em breve se juntará à nossa frota, materializa mais um marco importante no plano de transformar a TAP na Companhia com uma das frotas mais modernas do mundo. Permite-nos continuar a afirmar Portugal como hub Atlântico do transporte aéreo e a TAP como um player relevante entre a Europa, África e as Américas, contribuindo para o crescimento económico e o desenvolvimento do Turismo no nosso País.”
Como etapa final da fase de certificação das aeronaves, estes testes são também conhecidos como testes de rota e incluem missões ETOPS, aterragens de desvio em aeroportos e testes de handling. Depois de passar pela Europa, o A330neo irá a 15 dos principais aeroportos nos cinco continentes para que atinja 150 horas de teste de voo.
Os testes de comprovação de rotas são os últimos necessários para a Certificação de Tipo de Aeronave programada para este verão.

Já a 20 de março deste ano, a TAP tinha feito história com este avião, quando os Pilotos da TAP realizaram, em Toulouse, um ensaio do A330-900neo. Por norma, só as equipas de pilotos da Airbus realizam estes voos. O avião foi testado em diversas configurações de voo diferentes que apenas se utilizam nos treinos em simulador, bem como várias manobras de descolagem e aterragem.
A TAP será a primeira Companhia aérea do mundo a operar o novo avião A330-900neo. Este avião será o primeiro equipado com a nova versão da cabine Airspace, que representa um novo conceito ajustado à ambição da TAP de oferecer o melhor produto da indústria aos seus clientes. Além deste novo interior de cabine Airspace, o A330neo incorpora também a última geração de reatores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias ao nível da aerodinâmica. Com características económicas imbatíveis, versatilidade e elevada fiabilidade, o A330neo proporciona reduções de combustível da ordem dos 14% por cadeira de avião, tornando-o no avião wide-body mais eficiente.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.