Lisboa vai duplicar a capacidade do centro de acolhimento temporário de refugiados

Data:

A Câmara Municipal de Lisboa vai requalificar um edifício contíguo ao centro de acolhimento temporário de refugiados, por forma a duplicar as vagas da estrutura, que passará a contar com 48 lugares, foi hoje anunciado.
Segundo o vereador dos Direitos Sociais, Ricardo Robles (BE), a “Câmara tem já uma estratégia de acolhimento de refugiados que tem levado a cabo, mas quer aumentar a sua capacidade de resposta”.
“Por isso, vamos duplicar a capacidade de acolhimento no CATR – Centro de acolhimento temporário de refugiados, no Lumiar, para 48 vagas”, afirmou o vereador à agência Lusa.
Este centro conta atualmente com 24 vagas e é uma resposta “de dois, três meses” aos refugiados que chegam a Lisboa, sendo depois são encaminhados para uma habitação municipal.
“Tem estado em permanência a ocupação do CATR”, afirmou Ricardo Robles.
De acordo com o autarca, a intervenção representará um investimento municipal de “cerca de um milhão de euros” e deverá ter início “durante o ano de 2019”.
Em causa está a “reabilitação de um edifício contíguo ao CATR”, explicou.
O centro foi inaugurado em fevereiro de 2016 e conta com 24 camas (em quartos com características familiares e camaratas), cozinha, biblioteca, espaços de convívio, salas para formação, jardim, espaço para oração e gabinete médico.
“Este alargamento é uma resposta à crise de refugiados com a qual a Europa vive”, elencou Ricardo Robles, acrescentando que “a Câmara quer fazer a sua parte, que é dotar-se de meios para poder responder”.
Ricardo Robles lembrou também que a Câmara de Lisboa está a “reforçar a fase seguinte deste programa de acolhimento, que é a fase de autonomia em que as pessoas saem do centro de acolhimento temporário e passam para casas autónomas”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.