Funchal prepara-se para receber os Altares de São João

Data:

Os Altares de São João voltam a animar as ruas do Funchal, Ilha da Madeira. De amanhã a 24 de junho, a animação está garantida…

É já a partir de amanhã, que as ruas do Funchal acolhem mais uma edição dos Altares de São João.
Com animação diária garantida das 16h às 22h, a edição deste ano decorre até 24 junho em algumas ruas bem características da baixa do Funchal, entre as quais a Travessa dos Reis, Rua da Conceição, Rua da Figueira Preta, Rua do Frigorífico, Rua da Cooperativa Agrícola e a Praça do Carmo, informa uma nota da autarquia, enviada ao ‘Mundo Português’.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, marcará presença na abertura dos Altares de São João.
O autarca destaca o empenho e colaboração dos parceiros que tornam o evento possível, como é o caso da Empresa de Cervejas da Madeira, da SocioHabitaFunchal e todos os comerciantes locais, “que são imprescindíveis num evento como este”.
Este ano foi reforçada a animação nas ruas citadas. Haverá performances de rua e a presença de vários grupos folclóricos, para além da já habitual presença das Tunas, grupos de fado e marchas populares.
Reforçado foi ainda o número de lojistas e comerciantes que aderiram este ano aos Altares de São João, sendo agora cerca de 20.
A Câmara Municipal do Funchal, como habitual, irá construir o seu altar na Praça do Carmo, tendo lançado o desafio a todos os participantes de construir o seu próprio altar dentro dos estabelecimentos.
A animação musical conta no cartaz com a Banda Municipal do Funchal, Banda Distrital do Funchal, a Associação Geringonça, o Grupo de Folclore da Boa Nova, o Grupo de Folclore Monte Verde, a Estudantina Académica da Madeira.
A Associação de Fados da Madeira, o Brinquinho de Santo António, a Banda D’Além, a Associação Olho-te, a Music Link Electro Band, Marchas Populares da Casa do Povo de São Martinho, Marchas Populares da Sociohabita e o grupo de animação Teatro Bolo do Caco, vão também marcar presença
Baseado numa tradição do bairro, esta festa, para além da gastronomia tradicional dos Santos Populares, apresenta um concurso público de Altares ao Santo inspirador.
Realiza-se todos os anos na semana que integra o Dia de São João, geralmente na última semana de junho.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.