APCL organiza jantar solidário para construir uma casa para doentes oncológicos

Data:

O jantar solidário da Associação Portuguesa Contra a Leucemia realiza-se no dia 22 de junho, na Sede da Ordem dos Médicos. Oobjetivo de financiar a construção da ‘Casa Porto Seguro’.

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) vai organizar um jantar solidário para angariação de fundos com o objetivo de financiar a construção da ‘Casa Porto Seguro’, um projeto que permitirá a doentes hemato-oncológicos deslocados e com carência económica e respetivos familiares ficarem alojados num local onde poderão receber todo o apoio que necessitam, durante o período de tratamentos necessário à recuperação.
O jantar solidário da APCL, com o apoio da Hope Consulting and Services, realiza-se no dia 22 de junho, na Sede da Ordem dos Médicos.
Para animar o serão, o fadista Jorge Fernando convidou Fábia Rebordão a partilhar consigo o palco numa sessão de fados, à qual se seguirá uma performance de Stand-up Comedy, conduzida por Miguel Lambertini. Durante o jantar será ainda leiloada uma caixa de vinhos, BlindBox, doada pela Outwine, uma empresa de venda de vinho online.
“Para muitos doentes os tratamentos de que necessitam só podem ser feitos em hospitais centrais, o que obriga à sua deslocação a Lisboa. Por vezes precisam de permanecer meses, sobretudo quando submetidos a transplante, e muitos deles não têm familiares ou amigos com quem possam ficar quando têm alta. Nestes casos, a casa que a APCL pretende disponibilizar irá permitir o seu acolhimento e o de um acompanhante, em condições de conforto e dignidade, contribuindo assim para amenizar o período difícil que atravessam”, explica Manuel Abecassis, hematologista e presidente da APCL.
A ‘Casa Porto Seguro’ será construída na rua Dom Luís de Noronha, num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, a um quilómetro do Instituto Português de Oncologia e a dois quilómetros do Hospital de Santa Maria, as duas Unidades de Transplante de Medula óssea de Lisboa, e o grande objetivo é conseguir albergar 16 pessoas (oito famílias) de cada vez.
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia foi fundada em janeiro de 2002 por um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro Hemato-Oncológico (leucemias e linfomas) e um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, de Lisboa, que os trataram.
A principal motivação dos fundadores da APCL é a compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a leucemia.
Mais informações em https://www.apcl.pt/pt/

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.