O kit foi criado por uma equipa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Os investigadores desenvolveram e testaram um conjunto de materiais para ajudar os professores e outros agentes educativos na inclusão escolar e social de crianças migrantes e refugiadas.
O kit foi desenvolvido no âmbito do estudo ‘Lend a Hand’ (dar a mão) – Programa de Inclusão Social nas Escolas para Crianças Migrantes e Refugiadas, financiado pela União Europeia.
Além da Universidade de Coimbra, participam na investigação as universidades de Gazi (Turquia) e de Florença (Itália).
“Considerando a complexidade do tema e as dificuldades relatadas por professores do ensino básico dos países envolvidos no projeto, o kit resultou num conjunto de sugestões para o desenvolvimento global das crianças, a implementar na sala de aula, escola e comunidade”, informa uma nota divulgada pela Universidade de Coimbra (UC).
O kit consiste na proposta de atividades dentro de currículo especificamente elaborado em torno de temas fundamentais e complementado por esquemas de avaliação de competências dos alunos e da eficácia das intervenções.
“A nossa preocupação é que os currículos versem uma perspetiva sistémica e que as escolas que acolhem crianças migrantes promovam o diálogo intercultural”, explica Ana Cristina Almeida, coordenadora da equipa portuguesa.
Do projeto ‘Lend a Hand’, que envolveu também a participação da Direção de Educação Nacional de Ancara e uma consultora para a formação de professores, resultou ainda um plano de ação estratégico dirigido aos decisores políticos dos países parceiros.
O documento apresenta um conjunto de “recomendações e medidas facilitadoras da inclusão, entre as quais o estreitamento da relação da escola com a comunidade e com a família, a formação professores e preparação para a interculturalidade, a importância de um intérprete e/ou mediador na escola e especialistas como psicólogos, a adequação de currículos visando a aprendizagem da língua mas também uma aproximação aos hábitos de vida, valores e costumes”, refere a especialista em Psicologia da Educação da Universidade de Coimbra.
“São propostas que visam melhorar as políticas já existentes e o enquadramento legal”, acrescenta.
Parceiros nacionais deste projeto – a Associação Peaceful Parallel, agrupamentos de Escolas de Coimbra e o Núcleo Regional de Viseu da Universidade Católica Portuguesa – têm participado no teste do kit e na disseminação da abordagem.
A próxima etapa do estudo, desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, consiste na criação de uma rede internacional de escolas amigas da inclusão de migrantes.
O objetivo é partilhar conhecimento, boas práticas e recursos para que ”as escolas dignifiquem a diferença e apoiem os professores, tutores, estudantes e famílias vulneráveis na prevenção do abandono precoce ou fracasso escolar”, frisa Ana Cristina Almeida.
A mais-valia do projeto ‘Lend a Hand’, conclui a docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, “é fornecer um conjunto de ferramentas, pela aprendizagem da língua portuguesa e consciencialização de todos das oportunidades ampliadas da abertura à diversidade”.
“Muito há ainda a fazer, nomeadamente em termos culturais, mas creio que nos situamos favoravelmente para uma efetiva inclusão de alunos migrantes”, conclui.