Com o encerramento de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão relança a campanha de recolha de manuais escolares usados.
A autarquia de Vila Nova de Famalicão refere que a entrega dos manuais usados, do 8º ano ao 12º ano, deverá ser feita até 13 de julho, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, nos Polos da Biblioteca, nas sedes de Agrupamentos de Escolas e Cooperativas de Ensino do concelho.
“Com as aulas quase a terminarem, aproxima-se a altura ideal para as famílias reunirem os manuais que já não são necessários e entregá-los no Banco de Livros Escolares de Famalicão” apela o presidente da Câmara Municipal.
Paulo Cunha considera esta aposta da autarquia “vencedora”. “Através desta medida temos conseguido ajudar muitas famílias famalicenses a poupar com os manuais escolares”, salienta.
A divulgação da listagem dos livros disponíveis para empréstimo será depois publicada na página da internet da Biblioteca Municipal, em http://www.bibliotecacamilocastelobranco.org/, no dia 24 de julho.
No dia seguinte, a 25 de julho, as famílias podem requisitar os livros. Numa primeira fase a requisição pode ser efetuada nas sedes dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, para alunos do Escalão B, da Ação Social Escolar; na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e nas sedes dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, para os alunos ou encarregados de educação que tenham cedido manuais ao Banco de Livros.
Numa segunda fase e para todos os restantes interessados, a requisição pode ser efetuada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
Os principais objetivos do Banco de Livros são o de desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social, promover a reutilização dos manuais escolares e o respeito pelo livro, diminuir os custos de aquisição de manuais escolares e promover a educação ambiental, principalmente junto das gerações mais novas.