Jazz vai animar as Aldeias do Xisto no verão

Data:

O ‘XJazz’ vai voltar a marcar presença nas Aldeias do Xisto durante o verão, com concertos de artistas nacionais e estrangeiros e uma residência artística.

O evento ‘XJazz’ procura cruzar este género musical com a identidade cultural das Aldeias do Xisto.
A iniciativa começa este sábado e decorre até 1 de setembro, abrangendo as quatro unidades territoriais das Aldeias do Xisto, num evento produzido pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e pelo Jazz ao Centro Clube (JACC).
A nova temporada deste programa artístico arranca na aldeia de Figueira (concelho de Proença-a-Nova), recebendo o italiano Paolo Angeli, que, a partir da guitarra, “constrói todo um folclore imaginário do mediterrâneo”, informou o JACC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Em julho, os franceses Roberto Negro e Émile Parisien, “dois dos jovens músicos mais celebrados do jazz europeu”, visitam a aldeia Sobral de São Miguel (concelho da Covilhã), refere o JACC, antevendo que o concerto de dia 14 seja “um dos pontos altos da temporada 2018 do ‘XJazz’”.
Pela Aldeia das Dez (em Oliveira do Hospital), o vencedor do Prémio de Composição Bernardo Sassetti, Pedro Melo Alves, vai realizar uma residência artística durante a primeira quinzena de agosto, que culminará com um concerto no dia 11 desse mês naquela localidade.
Também em agosto, o XJazz vai à Casa das Artes de Miranda do Corvo, onde no exterior do edifício atuará, no dia 18, o Synesthesia Sextet, “composto pelos jovens instrumentistas que arrebataram o prémio de melhor combo atribuído na 16ª Festa do Jazz”, em março.
A edição do ‘XJazz’ deste ano termina na aldeia de Gondramaz, também em Miranda do Corvo, com uma atuação dos irmãos Bruno e André Santos, a 1 de setembro.
O coordenador da ADXTUR, Rui Simão, sublinha a forma como esta iniciativa promove a criatividade, ao mesmo tempo que permite que esteja “ancorada” nos lugares que a recebem.
“O caráter bucólico confere outro tipo de estímulos aos criativos”, disse à agência Lusa Rui Simão, referindo que o ‘XJazz’ tem tido “muito bons resultados”, seja pelo resultado artístico final, seja “pelo sentimento de pertença e de apropriação pela comunidade que acolhe”.
O coordenado da ADXTUR salienta ainda que, para além do XJazz, são esperados vários eventos e iniciativas para garantir animação constante nas Aldeias do Xisto durante o verão.
“O verão vai ser muito diverso e muito rico”, afirmou.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.