Há quase 20 mil alunos de língua portuguesa na Extremadura espanhola

Data:

A língua portuguesa é ensinada como idioma estrangeiro já a “cerca de 20 mil pessoas” na Extremadura, região de Espanha que faz fronteira com o Alentejo e o Centro, revelou o presidente do governo regional extremenho.
“Cerca de 20 mil pessoas” estão a aprender português, “neste momento”, disse, em Évora, Guillermo Fernández Vara, presidente da Junta da Extremadura, à margem do III Plenário da eurorregião EUROACE.
Segundo o responsável, o número de alunos de português como língua estrangeira tem vindo a aumentar naquela região espanhola porque os habitantes “puderam comprovar que isso lhes permite ter saídas laborais”.
“Neste momento, Portugal está quase com um pleno emprego, o desemprego é técnico, com números abaixo dos 10%”, enquanto, em Espanha e na Extremadura, “os valores ainda são muito mais altos”, explicou.
Por isso, continuou, “as pessoas estão a descobrir que Portugal é uma boa oportunidade” e, à medida que as vias de comunicação melhoraram, aperceberam-se de que “Lisboa está a um ‘salto’ de Extremadura”.
A língua, frisou, é utilizada “como uma oportunidade de futuro para o trabalho” e “há muita gente, não só nas escolas, mas também na formação contínua e na laboral que quer que o português esteja presente nos currículos”.
Portugal e o Governo da comunidade espanhola da Extremadura assinaram, no passado dia 15 de maio, em Mérida, um memorando de entendimento para consolidar o ensino do português como segunda língua estrangeira no sistema educativo não universitário daquela região.
O memorando, revelou na altura a Embaixada de Portugal em Madrid, vai permitir o desenvolvimento de “iniciativas transfronteiriças em matéria de formação, ensino, aprendizagem e promoção das línguas e das culturas portuguesa e espanhola no âmbito não universitário”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.