A força militar portuguesa na República Centro-Africana deixou um vídeo de apoio à Seleção Nacional de Futebol, que joga hoje, às 19h (hora de Lisboa) a primeira partido no Mundial2018
A presença lusa naquele país africano é composta por 159 militares do Exército e da Força Aérea, e está ao serviço das Nações Unidas na República.
“Os militares que constituem a terceira Força Nacional Destacada na República Centro-Africana, estão hoje e sempre com a Seleção Nacional. A bola está agora do vosso lado”, dizem no vídeo.
No dia de hoje, Portugal tem um total de 744 militares portugueses projetados fora do território nacional, dos quais 404 em missões da NATO, 165 nas Nações Unidas, 78 na União Europeia e 97 noutras missões internacionais de cooperação bilateral e multilateral.
Estão em missão no Afeganistão, na Colômbia, no Iraque, no Kosovo, na Lituânia, no Mali, no Mar Báltico, no Mar Mediterrâneo, na República Centro-Africana, na Roménia, em São Tomé e Príncipe e na Somália.
Estas Forças Nacionais Destacadas participam em missões e operações de manutenção da paz e de apoio à reforma do setor de segurança, “contribuindo, deste modo, para a afirmação de Portugal junto das organizações internacionais, assim como dos parceiros e aliados”, refere o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
Assista ao vídeo gravado pelos militares portugueses na República Centro-Africana:
https://drive.google.com/file/d/1c5AHAVqX2mWDUptUxTSNHRj-e4y3yQg_/view
Ana Grácio Pinto