O contrato para o projeto de investigação na área da produção de biomoléculas foi agora assinado nos Estados Unidos, entre a Universidade Católica Portuguesa, o Governo e uma empresa norte-americana
O contrato para o projeto de investigação foi assinado em Silicon Valley, na presença do primeiro-ministro António Costa.
Vai viabilizar o projeto de investigação ‘Alchemy’, que resulta de uma parceria estratégica entre a Universidade Católica Portuguesa, através da Escola Superior de Biotecnologia (ESB), a empresa Amyris Bio Products Portugal, subsidiária da Amyris, Inc., e o Governo de Portugal.
“O projeto ‘Alchemy’ tem como objetivo contribuir para a otimização da eficiência do processo de produção de biomoléculas e investigar novas aplicações para os subprodutos/resíduos resultantes deste processo, potenciando assim o desenvolvimento de novas moléculas de elevado interesse comercial, em particular para as indústrias alimentar, cosmética, industrial e farmacêutica”, explica uma nota da Universidade Católica, enviada ao ‘Mundo Português’ .
O projeto visa, em simultâneo, promover a transferência de tecnologia que se traduzirá num crescimento de competitividade das empresas na área da bioeconomia.
O ‘Alchemy’ envolve cerca de 100 investigadores entre as duas entidades, dos quais 60 representam novas contratações, agregando areas de bioengenharia, microbiologia e bioanalítica.
A primeira fase do projeto vai prolongar-se por cinco anos e fazer nascer um centro de competências de excelência em biotecnologia, “promovendo Portugal na linha da frente nas áreas da bioeconomia e economia circular”.
Portugal na liderança da biotecnologia
“O projeto coloca Portugal na liderança mundial nas áreas da biotecnologia e economia circular, que é aquela de que precisamos para que possamos todos ter um futuro”, explica a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil.
John Melo, CEO da Amyris, agradeceu “o apoio do Governo Português e da União Europeia” e lembrou que “será em Portugal que cientistas de topo de toda a Europa tentarão tornar o planeta mais saudável”.
Para o presidente da AICEP, “o projeto Alchemy mostra que Portugal está a atrair cada vez mais projetos altamente inovadores e de elevado valor acrescentado”. “A parceria com a Universidade Católica é um reconhecimento da qualidade do sistema universitário e da capacidade de investigação de Portugal”, acrescentou Luís Castro Henriques.
O projeto ‘Alchemy’ envolve um investimento em investigação, desenvolvimento e inovação de cerca de 50 milhões de dólares a cinco anos, dos quais cerca de 60 por cento resultam de financiamento privado e o restante resulta do co-financiamento através do Portugal 2020 e pelo Programa Operacional de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Universidade Católica Portuguesa está localizada em Braga, Lisboa, Porto e Viseu contando com cerca de 14 mil alunos.
A Amyris posiciona-se como uma empresa de produtos renováveis, que aplica as suas soluções inovadoras na área da biociência para converter, por exemplo, açúcares vegetais em moléculas de hidrocarbonetos, produzindo, assim, ingredientes diferenciadores e produtos de consumo.
Relacionadas
Curso de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Católica no Porto obtém nota máxima na integração profissional e em investigação. O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Católica no Porto lidera o ensino de Enfermagem em Portugal. Esta é uma das conclusões do ranking universitário internacional “U-Multirank” – que analisa diferentes índices de excelência do ensino – e que coloca, ainda, a instituição em quinto lugar a…