O Festival Portugal Internacional realiza-se de 8 a 10 de junho para celebrar Portugal no Canadá
De 8 a 10 de junho Montreal volta a ‘vestir-se’ de verde e vermelho para celebrar Portugal e a presença portuguesa no Canadá. Organizado desde 2014, o Festival Portugal Internacional de Montreal coincide com o 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e “contribui de diversas formas” para dar visibilidade à comunidade portuguesa junto da “sociedade civil montrealense”, como referiu Daniel Loureiro, conselheiro das Comunidades Portuguesas e porta-voz do Festival.
“Antes mais, (o Festival) expõe também talento local de origem portuguesas que permite a estes depois obterem mais visibilidade para futuros concertos, etc. Depois, por exemplo, o ano passado também se enquadrou com os 375 anos da cidade, o que permitiu dar mais visibilidade aos fatos conseguidos aqui pela comunidade portuguesa”, exemplifica.
A participação e contribuição das autoridades locais no festival desde o seu início, tem também contribuído para uma maior visibilidade do evento junto da sociedade local. “Este ano, a oportunidade de receber no Festival a cantora Patsy Gallant, uma artista local e mundialmente conhecida, permite também expor o carinho que existe aqui na sociedade para com a nossa comunidade”, revela Daniel Loureiro.
Junto dos luso-descendentes, o Festival Portugal Internacional contribui para “realçar” a cultura e as tradições portuguesas. “Alguns deles, por exemplo que fazem parte do cartaz, como a Cathy Pimentel ou o Jason Coroa são promotores da cultura portuguesa ao celebrar a nossa língua através da música”, destaca.
O terceiro dia do Festival é muito consagrado às celebrações do 10 de Junho, com destaque para a Parada do Dia de Portugal. “Na parada vão diversos grupos. Tanto associações, como ranchos folclóricos, grupos culturais, filarmónicas, membros da comunicação social, grupos representantes como a Liga dos Combatentes, por exemplo, e certas autoridades locais e nacionais”, revela Daniel Loureiro.
Pelas ruas de Montreal vão desfilar cerca de mil pessoas, sendo este um número estimativos, já que poderão ser mais. Entre os participantes estarão ainda representantes da Câmara Municipal de Montreal, habitualmente representados pelo conselheiro municipal Alexander Norris, “que sempre apoiou a comunidade portuguesa”, assim como o ministro das Finanças do Quebeque, em representação do Governo da província do Quebeque, Carlos Leitão, e a deputada eleita no Parlamento do Canada e em representação do governo federal, Alexandre Mendes. Presente estará também o Cônsul-Geral em Montreal, José Guedes de Sousa e o conselheiro das Comunidades, Daniel Loureiro. As mesmas autoridades vão marcar presença e discursar perante a comunidade portuguesa, na cerimónia oficial no Parque de Portugal, lugar emblemático da presença dos Portugueses em Montreal.
Daniel Loureiro estima que existam em toda a província do Quebec, cerca de 75 mil portugueses e luso-descendentes, mas sublinha que é sempre difícil calcular este número por diversos fatores, “sejam a distância elevada entre certas comunidades e também porque muita gente não esta registada e ainda não podemos obter os números certos”.