Instituto de Bioética recebe prémio internacional de investigação em cuidados paliativos

Data:

A distinção foi atribuída ao Instituto de Bioética pelo estudo sobre as questões éticas que se colocam na integração de cuidados paliativos e intensivos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Bioética (IB) da Universidade Católica Portuguesa acaba de vencer o prémio de melhor poster no ‘10th World Research Congress of the European Association for Palliative Care’.
“A distinção foi atribuída ao estudo sobre o espetro de questões éticas que se colocam na integração de cuidados paliativos e intensivos, trabalho esse que demonstra existir alternativas para cuidar de pessoas em fim de vida que não a eutanásia ou o suicídio assistido”, informa uma nota divulgada pelo IB.
A partir de um conjunto de entrevistas que foram realizadas junto de médicos e enfermeiros de cuidados paliativos e intensivos em Portugal, os investigadores sugerem que a integração de cuidados paliativos contribui para uma melhoria dos cuidados em fim de vida, inclusive em contexto de cuidados intensivos.
Segundo os profissionais entrevistados, esta inclusão poderá mesmo diminuir o número de medidas agressivas desproporcionadas no fim de vida e promover a autonomia deste tipo de doentes.
Para a equipa de investigação, o investimento na formação sobre cuidados paliativos para profissionais que cuidam de doentes em fim de vida e a promoção de uma maior articulação entre os cuidados paliativos e intensivos, são estratégias a implementar.
O estudo, agora premiado no congresso mundial de investigação em cuidados paliativos, que decorreu em Berna, Suíça, insere-se no âmbito do ‘Projeto InPalIn: Integração de Cuidados Paliativos e Intensivos’, desenvolvida pelo Instituto de Bioética.
A investigação é financiada pela Fundação Grünenthal e pela Fundação Merck, Sharpe and Dohme.
A Universidade Católica Portuguesa está localizada em Braga, Lisboa, Porto e Viseu contando com cerca de 12 mil alunos. No Porto, integra a Católica Porto Business School, a Escola das Artes, a Escola Superior de Biotecnologia, a Faculdade de Direito – Porto, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia – Porto, o Instituto de Bioética e o Instituto de Ciências da Saúde – Porto.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.