Óbidos considerado pelo ‘The Guardian’ uma das melhores cidades do livro do mundo

Data:

O The Guardian, um dos mais conhecidos e importantes jornais britânicos, considerou, num artigo publicado no passado dia 26 de Abril, Óbidos como uma das 10 melhores cidades do livro do Mundo.

A par de Óbidos, única localidade portuguesa, há cidades de Espanha, França, Estados Unidos, Noruega, Itália, Coreia do Sul, Holanda, Dinamarca e Índia.

Segundo o jornal, “Óbidos destaca-se da maioria das outras cidades do livro porque não abriu novas livrarias”. “Muitas lojas simplesmente adicionaram livros aos seus negócios. Assim, as galerias de arte locais vendem livros de arte, o mercado biológico de Óbidos tem prateleiras de livros de culinária por detrás das suas frutas e legumes frescos (…)”.

“Uma das livrarias mais impressionantes é a Grande Livraria de Santiago, dentro de uma igreja do século XIII, ao lado do castelo de Óbidos”, revela o artigo, acrescentando os “livros em várias línguas estão empilhados em antigos altares”.

“Óbidos acolhe um grande festival literário internacional, FOLIO, atraindo autores conceituados como Salman Rushdie e VS Naipaul e apresentando maratonas de leitura, concertos e projeções. Outros projetos incluem a transformação de casas abandonadas em espaços de trabalho ao vivo para escritores, artistas e outros empreendedores criativos”, sublinha o The Guardian.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “é um orgulho, no País, sermos a única cidade do livro e mais orgulho por fazermos parte do top 10 do Mundo”.

Humberto Marques considera que este tipo de referências “posicionam-nos num patamar internacional, dando a conhecer ao Mundo este nosso destino e tudo o que isso possa trazer”.

“Estou convencido que esta estratégia traz crescimento económico ao concelho, não só em termos de turismo, mas de potenciais investidores que possam chegar até nós”, entende o autarca, concluindo que “devemos estar, cada vez mais, determinados em seguir este rumo”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.