Automóveis inesquecíveis | Opel Rekord A

Data:

Em Março de 1963, a Opel relançava o Rekord, com um chassi maior (2.620 m entre eixos e 4.521 m de comprimento) e uma caroçaria mais moderna. Manteve-se toda a linha de variações – coupé, sedan de 2 portas, sedan de 4 portas, caravana e van. As variações Caravan e Van (sem vidros laterais) apenas tinham 2 portas.

As primeiras unidades ainda foram baptizadas de “Rekord R3” mas rapidamente a designação foi substituído. A partir de agora seria utilizado letras em ordem alfabética para distinguir os modelos Rekord sendo este modelo conhecido como “A”. Apesar disto os Rekords ainda incluem a assinatura antiga “Olympia” nos guarda-lamas e porta-luvas.

As motorizações ainda eram baseadas no motor Olympia de 1937 e chegaram ao ponto mais alto de desenvolvimento – 1.5 (1488cc com 55cv), 1.7 (1680cc com 60cv) e 1.7 S (1680cc com 67cv).

A partir de Março de 1964 o motor L-6 com 2605cc, seis cilindros em linha e 100cv tornava-se opção mas este motor também não era novo pois era baseado no Super 6 de 1937. Este seria também o primeiro carro de passageiros opel a funcionar com 12V. Para caber o L-6 dentro do compartimento do motor foi necessário remover o radiador frontal e colocar um radiador de lado. Devido ao peso do motor e a falta de direcção assistida era difcíl de conduzir.

Alguns extras eram disponibilizados como travões de disco a frente com duplo circuito e caixa de 4-velocidades com selector no chão (ao contrário do selector ao volante). Uma caixa de velocidades automatica e uma 3 velocidades semi-automatica também eram opções.

Entre Março de 1963 e Agosto de 1965 foram construídos 887,304 unidades deste modelo

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.