A vila de Arruda dos Vinhos recebe, de sexta a domingo, a 5.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica de um mercado de rua saloio do início do século XIX.
Com o intuito de preservar e salvaguardar o património cultural local, “Arruda em 1818: A Resistência” é o tema desta edição, que se baseia nas crenças, histórias e outras tradições seculares que caracterizam a identidade popular arrudense no séc. XIX.
Durante os três dias do evento decorrem dezenas de animações espontâneas, recriações etnográficas, teatro de rua, danças de época e animações musicais que trarão constante animação ao Mercado propriamente dito, com a participação de uma centena de comerciantes, artesãos e representantes de artes e ofícios.
Destaque, no sábado, para a recriação do ‘ritual da encharcada arrudense’, um espetáculo que rebusca as rezas e as mezinhas que fazem parte do património imaterial local, sendo um ritual de purificação que culmina com uma grande queimada, junto ao chafariz da vila, para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas, azedam os vinhos e também os que corroem o país.