Um fim de semana rico em eventos na cidade de Tomar e no concelho

Data:

O fim de semana de 26 e 27 de Maio foi rico em eventos no concelho, quer em Paialvo com a recriação Templária do “termo de Paialvo” que já se transformou num grande evento concelhio, quer nas Serras da Sabacheira com o seu encontro de motas antigas e festa do marisco, quer o aniversário do CCD de Porto Mendo, quer na cidade, em que o Conselho Técnico da Federação do Folclore Português da Região do Alto Ribatejo e o Município de Tomar levaram a efeito a recriação de uma romaria de 1900, no domingo 27 de maio, dia em que se comemorava o (Dia Nacional do Folclore Português) em Tomar.  O evento inicia-se pelas 9h45 com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, a Praça da República, onde haverá produtos tradicionais a partir das 10h00. Às 11h30 os romeiros participam na Missa que terá lugar na Igreja de São João Baptista. A partir das 12h30 será recriado o comer do farnel. A procissão tem início pelas 14h00 com o seguinte percurso: Praça da República, Rua Serpa Pinto, Avenida Marquês de Tomar, Rua Silva Magalhães e Praça da República. No final da procissão serão benzidas as fogaças. A partir da 15h00 haverá leilão das fogaças, jogos tradicionais (com a colaboração do Calma – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção), tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio e bailarico. Participam nesta recriação os ranchos folclóricos do concelho de Tomar, ranchos folclóricos da região do Alto Ribatejo, o Grupo de Gaiteiros dos Brasões e a Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. O evento tem o apoio da Federação do Folclore Português, do Município de Tomar, da Paróquia de São João Baptista e da União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais.

Dia da Vicarial de Tomar

Como em anos anteriores as Paróquias da Vigararia de Tomar encontraram-se no Dia Vicarial dedicado à Sagrada Família, em Tomar, no Mouchão Parque, no passado domingo, com inúmeras atividades, entre elas, uma Missa campal presidida pelo Bispo da Diocese de Santarém D. José Traquina.
No decorrer da celebração da Eucaristia, à qual assistiram largas centenas de fiéis, foram homenageados diversos casais pelas Bodas Matrimoniais dos 25, 50 e 60 anos e os 50 anos de vida sacerdotal do Padre Leopoldo Gonçalves (que serão comemorados pelos seus paroquianos das paróquias da Sabacheira, Pedreira e Carregueiros, no dia 1 de Julho, na Igreja matriz da Sabacheira).
D. José Traquina referiu na sua homilia que “é bom reconhecermos as dificuldades, e, uma delas é ver neste tempo um reino de individualismo, consumismo e de indiferença, mas o cristão deve interpolar-se se é assim que Deus nos quer, indiferentes? individualistas? não é esse o ensinamento da Sagrada Família e da família em comunidade, não nos parece que seja assim possível viver e edificar uma comunidade, é no interesse de uns com os outros, e de uns pelos outros que se edifica a vida, e se faz uma sociedade mais justa. Referiu que “temos a informação de que no ano 2017 a Caritas a nível nacional atendeu mais de 120 mil pessoas, por razões de dificuldade no trabalho ou de endividamento”.
O vigário de Tomar Mário Duarte fez alguns agradecimentos nomeadamente a presença de D. José Traquina no dia Vicarial, à câmara municipal pela cedência do espaço, à PSP,  a todos os padres presentes, a todos os que engalanaram os andores e o altar, a todas as associações e pessoas que se empenharam na organização de tudo o que decorreu ao longo de todo o domingo no Mouchão Parque, a todos os casais que celebraram com a comunidade as suas bodas pelos 60, 50 e 25 anos.

ANTÓNIO FREITAS

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.