Durval Marques, um dos quatro fundadores do movimento solidário das Academias do Bacalhau, há 50 anos em Joanesburgo, faleceu no sábado passado, no Porto, onde vivia atualmente. Tinha 84 anos.
Durval Marques tinha uma personalidade marcante. Ainda estudante, numa viagem do Orfeão do Porto, apaixonou-se pela África do Sul onde viveu durante 40 anos. Foi neste país que se tornou uma referência entre a comunidade portuguesa e um banqueiro de sucesso.
Foi o primeiro administrador do Bank of Lisbon & South Africa, primeiro Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência e Presidente do Comité Português na South Africa Foundation.
Há 50 anos foi um dos fundadores da primeira Academia do Bacalhau em Joanesburgo, hoje existem mais de meia centena de Academias do Bacalhau em várias cidades e continentes que se dedicam a ajudar quem mais precisa.
No website da Academia Mãe pode ler-se a seguinte mensagem: “Foi há quase 50 anos que nasceu em Joanesburgo, mais exatamente no dia 10 de Junho de 1968, este nosso movimento, que assentando nos valores da amizade e solidariedade, se universalizou pelos quatro cantos do mundo, com mais de 50 Academias do Bacalhau implantadas em África, na Europa e nas Américas.” – Durval Marques
No mesmo comunicado, a Academia Mãe, toda a sua direção, compadres e comadres, lamenta o falecimento “daquele que irá sempre ficar para a história e junto do coração de todas as Academias espalhadas pelo Mundo”.
Governo Regional da Madeira lamentou a perda de Durval Marques
O Governo Regional da Madeira também emitiu uma mensagem a lamentar o falecimento de Durval Marques: “O Governo Regional da Madeira envia votos de pesar à família e amigos e presta homenagem a um ilustre português, que tanto ajudou a nossa diáspora”, pode ler-se nessa mensagem.
O desaparecimento do presidente Honorário das Academias do Bacalhau acontece no ano das cerimónias de celebração dos 50 anos da fundação das Academias, a acontecer no evento anual, o 47º congresso Mundial das Academias do Bacalhau, de 17 a 21 de outubro, em Joanesburgo.