Franceses investem em projeto de moradias ecológicas em Idanha-a-Nova

Data:

Investidores franceses avançaram com um projeto de construção de 40 moradias ecológicas situadas num condomínio com 238 hectares, em Monsanto, Idanha-a-Nova, cujo investimento irá situar-se entre os quatro e os cinco milhões de euros, foi  anunciado.

“O projeto já arrancou. Neste momento, estão a ser feitas as infraestruturas básicas num terreno de 238 hectares, na Herdade do Carvalhal, próximo de Monsanto”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto. O projeto “Monsanto Verde”, que foi recentemente apresentado inclui a construção de 40 casas bioclimáticas, cujos lotes terão uma área mínima de três hectares cada. O autarca realça a importância deste investimento para Idanha-a-Nova e sublinha que a escolha dos investidores recaiu neste concelho do distrito de Castelo Branco devido à estratégia e à aposta que o município tem feito na economia verde. “A nossa estratégia foi fundamental para a decisão dos investidores em optarem por Idanha-a-Nova. Além disso, o posicionamento da vila em relação a Lisboa, Porto e Madrid, também pesou na decisão”, disse. Armindo Jacinto sublinhou ainda que Idanha-a-Nova é o primeiro município português a integrar a Rede Internacional Bio Regiões e o projeto está situado em pleno Geopark Naturtejo da UNESCO. O “Monsanto Verde” visa integrar todas as componentes do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a economia colaborativa, funcional, social, circular e ecológica. O objetivo passa por criar um espaço social, ecológico e economicamente responsável que se venha a assumir como o empreendimento de desenvolvimento sustentável mais completo até hoje em Portugal. As casas vão ser construídas com base numa arquitetura moderna, utilizando materiais tradicionais da região, como a madeira e as pedras. Vão ser equipadas com as mais recentes tecnologias para a geração e armazenamento de energias renováveis, condicionamento de ar natural e reciclagem de resíduos e efluentes, combinando o antigo ‘know-how’ com as mais recentes tecnologias digitais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.