Marcelo satisfeito com trabalho de prevenção dos incêndios em Gouveia

Data:

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem o concelho de Gouveia para acompanhar a evolução do processo de recuperação que se iniciou na sequência dos incêndios do verão passado.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou a visita com a verificação da execução dos trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível da estrada municipal Vila Nova de Tazem – Lagarinhos. Seguidamente esteve em Gouveia para ver as habitações afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017 e contactou com algumas das famílias realojadas na sequência da destruição das suas habitações.
Seguiu-se uma visita à freguesia de Folgosinho e ao grupo de restauração Albertino e Filhos, Lda., cujo prejuízo decorrente do incêndio ascendeu aos 350 mil euros.

Mais tarde, em Melo o Presidente da República contatou com a proprietária da farmácia local, que foi totalmente destruída na noite de 15 de Outubro, e com o proprietário de uma habitação totalmente recuperada após incêndio.
Ao final da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa visitou o Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Gouveia – Equipa de Combate a Incêndios Rurais. A visita a Gouveia terminou no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou estar satisfeito com o trabalho de prevenção dos incêndios florestais que tem vindo a ser feito, salientando o esforço das populações.

“As populações perceberam o dramatismo da situação, não querem repetições e deitaram mãos à obra”, referiu aos jornalistas.

O presidente da República reconheceu que ainda há casos de árvores cujos ramos batem nas estradas, como viu ao percorrer o concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, mas salientou “o exemplo de reação das populações”. “As autarquias, a Câmara Municipal, as freguesias, as populações estão a trabalhar. Agora, é uma corrida contra o tempo”, afirmou, lembrando que se trata “de uma realidade que não tem um ano”. O Presidente da República disse sentir que “está a ser feito um grande esforço este ano para prevenir”, aproveitando para homenagear as autarquias, as populações, as empresas, o Governo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A acompanhar o presidente nesta visita estiveram Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís António Vicente Gil Barreiros, presidente da Assembleia Geral do Município de Gouveia, Carlos Peixoto, deputado da Assembleia da República eleito pelo PSD e Ana Trigueiros de Aragão, presidente da CCDR-Centro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.