EDIA vai requalificar envolvente do Alqueva

Data:

A EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva assinou o Contrato de Financiamento para o desenvolvimento da candidatura apresentada ao Turismo de Portugal, integrada na Linha de Apoio à Valorização do Interior do Programa VALORIZAR.

Segundo a EDIA, “o projeto, pretende estruturar os recursos e os equipamentos da EDIA de forma integrada, valorizando a oferta que já hoje existe em redor da albufeira de Alqueva, nomeadamente, a zona envolvente da barragem e o seu lago, o Centro de Interpretação – CIAL, o Museu da Luz e o Parque de Noudar, assente em três premissas exclusivas deste território: a água, a natureza e a cultura”.

O projeto contempla, para além da interligação destes ativos da EDIA, a requalificação de toda a zona envolvente da Barragem de Alqueva, com especial destaque para a Marina de Alqueva. No coroamento haverá intervenções ao nível paisagístico, com a colocação de mobiliário urbano, sinalética e informação, uma zona de selfies e uma zona de observação equipada com binóculos. Um trilho ligará o coroamento ao monumento de Alqueva, também ele a requalificar, e daí até à estrada de acesso à Marina, onde serão instalados equipamentos de apoio, sanitários públicos, cafetaria, estacionamento e zona de lazer. Neste espaço serão igualmente instalados dois pontos de carregamento de automóveis elétricos.

Em simultâneo, será desenvolvida uma aplicação que permite, num modelo de gestão integrada, a navegabilidade no Grande Lago de Alqueva com simulação de várias cotas, marcando pontos de interesse existentes na sua envolvente, uma visita guiada aos equipamentos existentes no território – CIAL, Noudar e Museu da Luz, a identificação e informação sobre recursos submersos, entre outros.

Na cerimónia foi também assinado o Contrato para a criação do Parque Fluvial na albufeira de Cinco Reis, resultante da parceria entre a EDIA e a Câmara Municipal de Beja. A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho marcou presença na cerimónia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.