Na Póvoa do Lanhoso há uma praia fluvial com água de “qualidade de ouro”

Data:

Pelo quarto ano consecutivo, a Praia Fluvial de Verim, na Póvoa de Lanhoso, foi classificada pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza como tendo “Qualidade de Ouro”.

A Praia Fluvial de Verim recebe anualmente milhares de veraneantes de toda a região. Este ano, volta a ter a classificação de “Qualidade de Ouro”.
“Esta distinção é resultado de muito trabalho, realizado diariamente com diferentes intervenientes, para que Povoenses e forasteiros possam usufruir de uma praia fluvial acessível, com condições de segurança e com qualidade reconhecida”, assume o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
O autarca destaca que, a par de outros projetos de cariz ambiental, é pretensão do executivo que lidera a construção de dois Parques de Lazer, valorizando as margens do rio Ave e do rio Cávado, em Santo Emilião e na União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, se possível com apoio de fundos comunitários.
Este ano, a Quercus distinguiu 390 praias com Qualidade de Ouro, 342 zonas balneares costeiras, nove de transição e 39 interiores.
De entre os critérios para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro” está aquele que obriga a que água balnear tenha registado qualidade da água ‘Excelente’ nas cinco últimas épocas balneares, ou seja, de 2012 a 2017.
O objetivo da Quercus é realçar as praias que, ao longo de vários anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
A época balnear de 2018, que tem por base a Portaria n.º 118-A/2018 de 2 de maio, teve o seu arranque a partir do dia 15 de maio, sendo que a maioria das praias inicia a sua época balnear a partir de 1 de junho.
No caso da praia Fluvial de Verim, de 15 de junho a 15 de setembro, esta terá vigilância de dois nadadores salvadores.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.