Nazaré | Ascensor para o Sítio reabriu ao público

Data:

O Ascensor da Nazaré reabriu ao público. O serviço foi suspenso por motivos de segurança depois de se ter verificado a queda de blocos de pedra da arriba para o túnel.

“Após a deteção da queda de pedras, apesar destas terem ficado retidas numa rede protetora, a primeira entidade a quem foi comunicada a suspensão de atividade do Ascensor, e explicados os motivos, foi a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por ser a entidade que tutoria a área de arriba sobranceira ao túnel”, explica Orlando Rodrigues, Vereador na Câmara e vogal dos Serviços Municipalizados.

A intervenção ficou concluída no final do dia 10 de maio, estando a data prevista de reabertura do Ascensor a aguardar autorização da entidade que efetua a fiscalização à segurança de funcionamento destes equipamentos.

“Apesar da APA já ter visitado o local depois das obras, e ter avalizado a supressão do risco”, aguarda-se que comunique o seu parecer “ao IMT e à entidade que procede à fiscalização de segurança do equipamento”, esclarece Orlando Rodrigues.

Da análise da APA aos trabalhos realizados, realce para a retirada dos blocos acumulados na base do talude sobrejacente ao túnel, aliviando a tensão sobre a rede; bem como o reforço desta (em alguns locais) e o seu reajustamento à face do talude, com a colocação de dois cabos de aço e dois panos de rede sobrepostos, que aumentaram a capacidade de resistência face a novas ocorrências.

Para a Agência Portuguesa do Ambiente “foi reposta a situação pré-existente à recente ocorrência de queda de blocos”.

“Não obstante, a solução de estabilização existente assume um carácter provisório até à concretização da intervenção de fundo programada pela APA, para a área em apreço”, refere a Agência.

O investimento desta intervenção foi assumido pelos Serviços Municipalizados da Nazaré, que aproveitaram a paragem para intervir na estrutura da Gare do Sítio e nos carros.

“Os valores finais só serão apurados após a conclusão dos trabalhos, uma vez que não foi fácil estimar um orçamento para a sua execução numa fase preliminar, até porque estes poderiam não ir de encontro com os requisitos de segurança impostos pela APA e pela entidade que avalia as condições de segurança do Ascensor”.

Recorde-se que o Ascensor é um dos postais promocionais da Nazaré e um dos transportes de passageiros mais dinâmicos do país, com um crescimento de procura acima da média. Transportou 948 mil passageiros em 2017 (em 10 meses de funcionamento), sendo, segundo o IMT, o ascensor que transporta mais passageiros no país, batendo Santa Justa (Lisboa) e Guindais (Porto).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.