A primeira Peregrinação Internacional Aniversária do ano leva hoje e amanhã milhares de pessoas ao recinto do Santuário de Fátima. Todas as celebrações têm transmissão em direto, on-line, em www.fatima.pt.
Este ano, a Peregrinação de 12 e 13 de maio é presidida pelo cardeal John Tong, bispo emérito de Hong kong, a convite do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
“Um ano depois do Centenário das Aparições, cuja celebração teve como apogeu a peregrinação do Papa Francisco à Cova da Iria, em maio, com a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima prepara-se para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de sete anos e que culminou em 2017, com a celebração do Ano Jubilar”, refere D. António Marto num comunicado divulgado pelo Santuário de Fátima.
O programa da peregrinação inicia-se com uma conferência de Imprensa às 16h, na Sala de Imprensa do Santuário, que contará com as presenças do presidente da Peregrinação, cardeal John Tong, do bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto e do reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.
De entre as celebrações desta peregrinação destaque para a abertura na Capelinha das Aparições, às 18h30, a recitação do rosário às 21h30, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no recinto.
Amanhã, 13 de maio, o rosário será às 9h, seguido da Missa Internacional no recinto, às 10h, e da Procissão do Adeus. Todas estas celebrações terão transmissão em direto, on-line, em www.fatima.pt.
Este ano, a peregrinação de maio volta a ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa, nomeadamente, no dia 12 – para o rosário das 21h30 e para a missa da noite, às 22h – e no dia 13 de maio – para o rosário e a missa, às 9h e 10h, respetivamente.
Peregrinação terá recital de Andrea Bocelli
No dia 13 de maio, às 16h, acontecerá um dos momento mais esperados da programação deste ano.
Trata-se do Recital de Acção de Graças pelo Centenário das Aparições, com a atuação de Andrea Bocelli.
O tenor italiano será acompanhado pela pianista francesa Elisabeth Sombart e pela violinista ucraniana Anastasyia Petryshak, sob a direção musical de Carlo Bernini.
Entre o repertório, composto por 11 temas, está o ‘Ave de Fátima’, que será interpretado por uma convidada de Andrea Bocelli, a fadista Ana Moura, naquele que será um dos momentos mais altos deste recital, especialmente voltado para a interpretação de música sacra.
Neste recital, Andrea Bocelli vai interpretar ‘Meditation’, de Jules Massenet; ‘Pietà Signore’, de Alessandro Stradella; ‘Sancta Maria’, de Pietro Mascagni; ‘Panis Angelicus’, de César Franck; ‘Mission’, de Ennio Morricone; ‘Ave Maria’, de Giulio Caccini; ‘Ave Maria’, de Charles Gounod; ‘Corale in Fa minore’, de J. S. Bach; ‘Ave Maria’, de Franz Schubert; ‘Agnus Dei’, de Georges Bizet; ‘Ave Maria di Fatima’, de um autor anonimo e ‘Domine Deus’, de Gioachino Rossini.
Cerca de 10 mil peregrinos poderão usufruir deste momento musical, produzido pela Dançar Marketing, empresa brasileira de eventos e mecenas deste Recital.