Presidente da CVR Tejo juntou enólogas e produtoras

Data:

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), Luís de Castro, reuniu num evento as mulheres são “o centro do vinho” na região.

Em vésperas do Dia da Mãe, a CVR Tejo promoveu a iniciativa ‘As mulheres nos Vinhos Tejo’ que juntou enólogas e produtoras dos Vinhos do Tejo, dando a conhecer os seus projetos e vinhos.
Presentes estiveram enólogas e produtoras de grandes quintas e de quintas mais pequenas, e o feed back foi muito positivo, por se terem juntando pela primeira vez, conhecido e trocado experiências.
Ao mesmo tempo, os vinhos que representavam eram provados por um plantel alargado de jornalistas especializados, que têm por missão divulgar os vinhos de Portugal e a CVR Tejo.
O local escolhido foi o restaurante, propriedade e três jovens ribatejanos, ‘Mãe – Cozinha com Amor’, em Lisboa.
Estiveram à prova vinhos variados, com o intuito de mostrar a diversidade que existe na região, mas privilegiando a sua identidade. O programa teve prova comentada (um vinho por enóloga/produtora) e um almoço com sabores do Tejo.
Longe vai o tempo em que erma poucas as mulheres no mundo dos vinhos e as primeiras enólogas de Portugal por vezes eram notícia.
O papel da mulher na vinha era no trabalho do campo e nas vindimas e preconceitos antigos e ideias formadas, vividas por quem nasceu e cresceu num mundo rural de vinhos, era o de que na altura da fermentação, ou envasilhamento, a mulher pura e simplesmente não tinha entrada na adega por haver dúvidas se teria, sob o ponto de vista hormonal, condições para tal.
As enólogas e produtoras de Vinhos do tejo reunidas foram:
Alexandra Mendes – Alveirão-Sociedade Agrícola do ValGodinho
Anca Martins – Adega Casal Martins
Antonina Barbosa – Falua
Chimene Geitoeira – SIVAC (Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima)
Élia Marques Vitorino – Quinta da Badula
Joana Silva Lopes – Casal Branco
Luísa Paciência – Casa Paciência
Margarida Falcão Rodrigues – Casal da Coelheira
Martta Reis Simões – Quinta da Alorna (representada por Márcia Farinha)
Rita Conim Pinto – Minoc e Adega de Alcanhões
Rita Vidal – Casal das Freiras
Sílvia Canas Costa – Quinta da Lapa
Teresa Nicolau – Solar dos Loendros
Verónica Pereira – Casal do Conde

Vinhos do Tejo: história, tradição e enoturismo

Nesta região vitivinícola engobada pela CVR Tejo, situada no Centro de Portugal, a arte de produzir vinho remonta a 2000 a.C.
Terra de mosteiros, cidades, vilas e quintas pertencentes a famílias nobiliárquicas que, em tempos, foram estâncias de férias e temporadas de caça, a região do Tejo, ainda hoje, se rege pela tradição da criação do cavalo Puro Sangue Lusitano, indissociável às touradas.
Do património arquitectónico guardam-se tesouros Manuelinos, como o Convento de Cristo, em Tomar, ou o estilo Gótico, predominante em Santarém, que, pelos seus exemplos de arte em plena rua, é uma cidade-museu a céu aberto.
As fronteiras da região são delimitadas por Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal e Mação, a Norte; Abrantes, Chamusca, Alpiarça e Almeirim, a Este; Torres Novas, Alcanena, Rio Maior, Cartaxo e Azambuja, a Oeste, Coruche e Benavente, a Sul.
Em 1989 são fundadas seis Indicações de Proveniência Regulamentada para vinhos da região do Ribatejo e, em 1997, é criada a Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo, à qual se sucede a constituição por lei da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, em 2008, seguindo-se a Rota dos Vinhos do Tejo.

A CVR Tejo em números

Área de vinha: 12.500 hectares.
Área registada como ‘DO do Tejo’: 2.500 hectares.
Área registada como ‘IG Tejo’: 5.000 hectares.
Produção anual: 60.000.000 de litros (produção média de 3.000/ha).
Peso das exportações nas vendas em 2017: 33%
Mercados estratégicos: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos da América, Polónia, Reino Unido
São os 6 mercados principais de exportação, definidos pelo estudo estratégico, elaborado em 2015, conjuntamente com a Wine Intelligence.
Crescimento das exportações para os seis mercados estratégicos 2016/2017: 20,3%

António Freitas

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.