O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita o sul de França e a Córsega entre 11 e 14 deste mês.
A deslocação inicia-se no município de Beausoleil, França, onde José Luís Carneiro participa na inauguração de um memorial em homenagem ao Corpo Expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial.
O governante visita ainda uma exposição sobre a participação portuguesa naquele conflito ocorrido há 100 anos.
À noite estará no município de Sainte-Maxime, para marcar presença na Gala Anual da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.
Ainda em França, mas já no dia 12, José Luís Carneiro vai participar na cerimónia de inauguração da Cátedra Eduardo Lourenço, na Universidade de Aix-Marselha. Esta cerimónia contará também com a presença do presidente do Instituto Camões, embaixador Luís Faro Ramos.
“José Luís Carneiro partirá, depois, para a sua primeira visita à Córsega, onde irá dialogar com membros da comunidade portuguesa, com dirigentes do movimento associativo português e com responsáveis políticos locais e regionais”, informa uma nota divulgada pelo gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
O programa na Córsega cumpre-se a 13 e 14 de maio e inicia-se ao fim da tarde com uma visita à Associação de Portugueses de Ajaccio e um encontro com representantes da comunidade portuguesa.
No dia 14, José Luís Carneiro tem uma preenchiada agenda de encontros com o presidente do Conselho Executivo da Córsega, Gilles Simeoni, o presidente da Assembleia da Córsega, Jean-Guy Talamoni, o Maire de Ajaccio, Laurent Marcangeli e o prefeito da Córsega, Bernard Schemltz.
A visita ao Consulado Honorário de Portugal em Ajaccio completa o programa da deslocação do governante à Corsega.
Ana Grácio Pinto