A partir de agora á pode ficar a saber quando irá receber na reforma, o que lhe permite calcular se “vale a pena” trabalhar mais um tempo, ou mais vale reformar-se mais cedo, mesmo pagando a penalização respetiva.
O Instituto de Informática, I.P., lançou agora um novo simulador de pensões, que está enquadrado na estratégia de modernização da “Segurança Social Consigo”.
Tem disponíveis duas opções de simulação: A simulação automática está disponível para a Pensão de Velhice do regime geral, pode conhecer o valor estimado da sua pensão, obtido com base nos salários registados na Segurança Social. Com esta simulação fica a saber a idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão. Caso pretenda, pode ainda escolher uma outra data para a reforma, ficando assim a saber se tem penalização ou bonificação na nova data. Por outro lado a simulação à medida, está disponível para Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral.
Para além do regime geral, o simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade.
Como aceder?
O acesso ao simulador é feito a partir do endereço www.seg-social.pt da segurança social, tendo depois de inserir a respetiva senha de acesso.