João Pedro de Magalhães, licenciado em Microbiologia pela ESB da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, foi distinguido pela investigação que desenvolve sobre os mecanismos que levam ao envelhecimento humano.
João Pedro de Magalhães, antigo aluno da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, foi recentemente distinguido com o prémio ‘Carreira’ pela instituição Marie Curie Alumni. O prémio foi atribuído durante a conferência anual da instituição Marie Curie, que decorreu em Leuven, na Bélgica.
O galardão visa destacar e reconhecer a qualidade do trabalho centrado no estudo do genoma e no processo de envelhecimento humano desenvolvido pelo investigador.
O cientista, a trabalhar atualmente na Universidade de Liverpool, em Inglaterra, interessa-se sobre os mecanismos genéticos, celulares e moleculares que conduzem ao envelhecimento.
“O seu objetivo é o de promover o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento e, assim, melhorar a qualidade de vida e a saúde, a longo prazo”, informa uma nota divulgada pela Universidade Católica no Porto.
João Pedro de Magalhães licenciou-se em Microbiologia, em 1999, na Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto, e em 2004, já centrado na área do genoma e do envelhecimento, ingressou num pós-doutoramento na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, onde acabou por integrar a equipa de investigação de George Church, pioneira nesta área.
Em 2008, João Pedro de Magalhães foi convidado pela Universidade de Liverpool a desenvolver e a liderar o próprio grupo de investigação em genómica aplicada e envelhecimento. “O galardão agora conquistado promove o elevado mérito do projeto de João Pedro de Magalhães”, elogia a Católica do Porto no mesmo comunicado.
A Escola Superior de Biotecnologia integra a Universidade Católica no Porto foi pioneira no lançamento da formação em Engenharia Alimentar em Portugal, há mais de 30 anos, oferecendo ainda a única licenciatura em Microbiologia existente no país. O suporte científico aos vários cursos é garantido pela investigação desenvolvida no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), que detém o estatuto de Laboratório Associado e participa ativamente em mais de 40 redes nacionais e internacionais.
A Marie Curie Alumni (Associação Marie Curie de Antigos Alunos) é uma associação de investigadores que beneficiaram ou beneficiam de uma ‘Ação Marie Curie’ – recentemente denominada ‘Ações Marie Skłodowska-Curie’ no âmbito do pilar ‘Excelente Ciência’ do Programa Horizonte 2020 para a investigação, da União Europeia. Os investigadores que estão prestes a trabalhar num projeto Marie Curie são também elegíveis para participação, assim como supervisores e coordenadores de projetos Marie. O principal objetivo da associação é proporcionar aos seus membros um espaço onde possam compartilhar experiências e interesses.