Portugal pode tornar-se o maior produtor de lítio da Europa

Data:

A empresa “Savannah Resources” anunciou que a Mina do Barroso tem a maior reserva da Europa Ocidental do mineral que permite a produção de lítio. Há um ano que esta empresa estuda a possibilidade de encontrar na Mina do Barroso, no norte de Portugal, um mineral que permite a produção de lítio, a Espodumena.

“Acreditamos que a Mina do Barroso tem potencial para ser uma peça-chave na cadeia de valor emergente de lítio da Europa, que pode ajudar na alteração dos fabricantes de carros europeus para a produção de veículos elétricos”, refere David Archer, CEO da Savannah numa nota distribuída à imprensa

A Mina do Barroso tem o dobro das reservas de lítio inicialmente previstas e a empresa Britânica pretende uma licença para construir uma fábrica em Vila Real.

A descoberta do mineral teve lugar em Boticas, concelho de Vila Real, onde se supõe que existam pelo menos 14 milhões de toneladas de um dos minérios de onde se extrai o lítio. A descoberta foi anunciada esta semana, em comunicado pela empresa britânica, que fechou o dia a disparar mais de 12% em bolsa.

Segunda a empresa “A Mina do Barroso está a assumir-se como uma grande descoberta de minério europeia. Face às fortes perspetivas de crescimento da produção de baterias de iões de lítio para veículos elétricos, bem como de armazenamento de energia elétrica, esta é uma altura crítica para desenvolver um projeto com a dimensão e localização da Mina do Barroso”, sublinha David Archer, CEO da Savannah, citado no comunicado da empresa.

O aumento do preço dos compostos de lítio nos últimos anos despertou uma corrida às minas em Portugal. O governo recebeu pelo menos 40 pedidos de licenças de exploração. Nas nove regiões do país que concentram o minério, existem pelo menos 60 mil toneladas métricas, que colocam o país no top 10 mundial das reservas de lítio. O minério já é explorado em Portugal há décadas, mas o seu uso tem sido quase exclusivo na indústria cerâmica. Um cenário que pode mudar em breve.

A descoberta de Trás-os-Montes só é comparável, garantem os responsáveis da Savannah, às “muito bem-sucedidas” minas australianas, de onde são extraídos os concentrados de espudomena de lítio, “muito procurados no mercado internacional”.

 

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.