Nova poesia europeia volta a ler-se nas ruas de Varsóvia

Data:

Durante o mês de abril, a nova poesia europeia volta a ‘invadir’ a cidade de Varsóvia. E vai ler-se Fernando Pessoa nas ruas da capital da Polónia.

São 100 mil poemas representativos da nova poesia europeia e podem ser lidos em em cartazes, paragens de autocarros, ecrãs, entre muitos outros locais no centro da cidade e arredores, informa núcleo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na capital polaca.
Este ano, o ‘Poemas na Cidade’ aumenta o seu alcance não só apenas triplicando o número de lugares onde aparecerão os poemas, mas também unindo os novos países.
Na edição do ano passado a inicitiva divulgou 27 mil poemas em muitos locais no centro da urbe e arredores. Mais de cem cafés ‘vestiram’ copos e canecas de chá com poemas, e muitas livrarias e bibliotecas esconderam marcadores nos livros, com as poesias da iniciativa.
Se em 2017 foam divulgados poemas de 16 autores europeus, este ano são 18 os poetas em destaque, representando “a diversidade de tradições, culturas e pontos de vista de artistas de diferentes cantos do nosso continente”, informa a nota divulgada pelo núcleo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) em Varsóvia.

Liberdade é o tema de 2018

No ano passado, Portugal esteve representado pela poema ‘Mitologia Galante’, de Daniel Jonas, escrito especialmente para a iniciativa.
Este ano, o tema central da iniciativa ‘Poemas na Cidade’ é a ‘Liberdade’ e Portugal está representado pelo poema de Fernando Pessoa – ‘Liberdade’ – tradizido pelo escritor polaco Michal Lipszyc.
“O poema estará à vossa espera nas paragens de autocarro em os. Iskra 01, na rua Jugosławiańska, e em Przyczółek Grochowski, na rua al. Stanów Zjednoczonych”, até 15 de abril e ainda em “Novotel 02 em Żwirki i Wigury e em Nowy Świat 02, na rua Świętokrzyska, entre os dias 16 e 30 de abril”, convida o Camões. I.P.
A 23 de abril, a partir das 18h haverá uma leitura de poesia no Teatro Real do Parque Łazienki.
Leia os poemas que estão espalhados por Varsóvia, em: www.wierszewmiescie.eu

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.