Cadaval: Pera Rocha é o grande motor da economia local

Data:

Damos a conhecer entidades que, a nível associativo, cooperativo ou empresarial, dão um contributo importante para impulsionar um produto sob o qual assenta a principal atividade económica do concelho do Cadaval – a fruticultura.

Nesse campo, o Cadaval mantém-se o concelho de maior produção nacional de Pera Rocha, considerando o universo representado pela ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, de cerca de 90 por cento da produção nacional do fruto. O Cadaval representa, deste modo, 30 por cento da produção total do país.
Quanto aos países para onde se exporta o afamado fruto, a ANP refere, por ordem do maior importador para o menor: Brasil, Reino Unido, França, Marrocos, Alemanha, Irlanda, Polónia, Espanha, Canadá, Líbia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Angola, Itália, Roménia, Azerbaijão, República Checa, Ilha da Reunião, Luxemburgo, Singapura, Cabo Verde, Gana, Nigéria, Sri Lanka, entre outros.

ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha
A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha foi constituída em 1993, visando a sua ação reunir, num único fórum, os principais intervenientes no setor da pera (Rocha) de Portugal, que tenham como objetivo comum a produção sustentada de pera de qualidade. Engloba, por isso, associados de diferentes tipos, a saber: fruticultores, associações de fruticultura, centrais fruteiras e exportadores. Compreende, ainda, outras entidades interessadas no desenvolvimento da Pera Rocha, como, por exemplo, autarquias e instituições de crédito.
Com o decorrer dos anos, e atendendo à necessidade essencial de promover a Pera Rocha e os seus agentes, todos os exportadores/expedidores nacionais de Pera Rocha aderiram à ANP, sendo hoje seus associados. A ANP tem levado a marca Pera Rocha a fóruns e feiras nacionais e internacionais, potenciando a presença da marca e, consequentemente, o escoamento do principal fruto do Oeste, e em particular, do Cadaval. Procurar, por todos os meios, a valorização da Pera Rocha do Oeste enquanto produto nacional de elevada qualidade tem sido um dos grandes propósitos da ANP.

Contactos
Estrada Municipal nº612, km 4, Sobrena
2550-458 Peral CDV
Tel.: 262 691 205
Fax: 262 691 208
Email: anp@perarocha.pt
Website: www.perarocha.pt

Central de Frutas do Painho, S.A.
Esta central fruteira foi fundada em 1995, na aldeia do Painho, por um grupo de 15 produtores. Desde o início da comercialização das suas produções, em 1997, a central do Painho assumiu como prioridade a exportação, dirigindo-se aos mercados tradicionais europeus de consumo de Pera Rocha.
Com o elevado profissionalismo de produtores e equipa técnica, rapidamente a fruteira implementou as técnicas mais avançadas no seu funcionamento. A fruta comercializada pela central painhense é produzida por produtores certificados, cumprindo rigorosos padrões de qualidade e com respeito pelo ambiente.
A conservação da fruta é efetuada recorrendo aos mais evoluídos sistemas de frio e atmosfera controlada. A atual capacidade de armazenamento é de oito mil toneladas, 70 por cento das quais em atmosfera controlada. A fruteira recebe, em anos normais, na ordem das 10 mil toneladas de Pera Rocha.
As suas exportações têm como destino países como Brasil, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, França, Polónia ou Marrocos. Em Portugal, a central de frutas trabalha, desde o seu início, com a principal cadeia de supermercados e outros operadores.

Contactos
Estrada Nacional 115, Km 16 – Dagorda
2550-417 Painho CDV
Cadaval, Portugal
Tel: 262 740 030
Fax: 351 262 740 031
Email: geral@cfpainho.com
Website: www.cfpainho.com

Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval
Fundada em 1969 por 15 produtores, a construção das suas instalações iniciais data de 1974, contando, na ocasião, com uma centena de produtores inscritos, e cerca de 850 toneladas de maçã e pera. A Coopval congrega, atualmente, cerca de 320 associados, de diversas frutas e hortícolas, no total de 25 mil toneladas de produção, das quais 23 mil de pera e 2 mil toneladas de maçã.
Constituindo a maior organização de produtores de Pera Rocha, é também um dos maiores empregadores locais. O seu quadro de pessoal conta com cerca de 30 funcionários, seis dos quais de qualificação superior. Mas a Coopval emprega ainda, sazonalmente (10 meses por ano), entre 150 a 180 colaboradores.
As suas atividades vão desde o apoio técnico ao produtor, passando pela conservação, embalagem e comercialização de frutas frescas. Mais recentemente, dedica-se, também, à venda de combustíveis e lubrificantes.
Em termos de comercialização, a Europa Comunitária é o destino do grosso das exportações, totalizando 46% das comercializações. Exporta também para Brasil, Marrocos, Canadá, entre outros países. Apenas 33 por cento da sua produção se destina ao mercado nacional.
Com um volume de vendas a rondar os 14 milhões de euros, a Coopval é presença regular em feiras internacionais e nacionais, participando ainda em associações e outras entidades do setor.

Contactos
Estrada Nacional 115, Km 26
2550-108 Cadaval | Portugal
Tel.: 262 690 000
Fax: 262 690 009
Email: coopval@coopval.com
Website: www.coopval.com/pt

FRUTUS – Estação Fruteira de Montejunto
A cooperativa Frutus foi criada em agosto de 1992, como resultado da dinâmica desencadeada em torno da Pera Rocha, pela APAS – Associação de Produtores Agrícolas da Sobrena. Após concluída a edificação da central fruteira, em 1994 dá-se a consolidação da sua posição comercial como terceiro maior exportador nacional de Pera Rocha, em apenas três anos de atividade comercial.
Considerada uma das centrais fruteiras mais evoluídas do país, coube-lhe, entre outras inovações tecnológicas, realizar, pela primeira vez em Portugal, a conservação de Pera Rocha em atmosfera controlada, a nível industrial.
O foco desta cooperativa é desenvolver uma comercialização baseada na qualidade de produtos e serviços, e direcionada para mercados de elevado valor, nomeadamente o Reino Unido. Em agosto de 2010, é criada a triPortugal, agrupamento de empresas que a Frutus constitui em parceria com a Eurohorta e O Melro.
Ao longo dos anos, a Frutus tem apresentado sucessivos projetos para aumento da capacidade de frio, tendo já investido acima dos 20 milhões de euros.
A fruteira serve, nomeadamente, as três principais cadeias de supermercado nacionais e a exportação, procurando consolidar a sua posição junto dos maiores atores, nomeadamente as maiores cadeias de distribuição inglesas.

Contactos
EN 366, km 4
2550-452 Peral – Cadaval – Portugal
Telefone: 262 740 020
Fax: 262 740 029
E-mail: frutus@frutus.pt
Webmail: http://www.triportugal.pt/pt/frutus.html

CODIMACO – Certificação e Qualidade, Lda.
A CODIMACO é uma empresa portuguesa, fundada no Cadaval, que certifica produtos agroalimentares desde 1993.
Desde esse ano, foi eleita parceira por um crescente número de produtores agrícolas e indústrias alimentares. A empresa promove a garantia do cumprimento de referenciais normativos nacionais e internacionais, bem como requisitos de mercado e de várias cadeias de retalhistas.
A CODIMACO assegura a Auditoria de BRC Global Standard – Food, IFS – International Food Standard e TESCO Nurture, bem como a avaliação e certificação de: Pera Rocha do Oeste – DOP; Maçã de Alcobaça – IGP; Mel da Serra da Lousã – DOP; Queijo Rabaçal – DOP; Ginja de Óbidos e Alcobaça – IG; Produtos Agrícolas obtidos em Proteção Integrada; Modo de Produção Integrada; GLOBALG.A.P – Boas Práticas Agrícolas; Modo de Produção BIOLÓGICO; Protocolos Privados: Clube de Produtores Continente; Vida Auchan – Qualidade Sustentável.
A CODIMACO encontra-se acreditada segundo a NP EN ISO/IEC 17065 pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, identificado com código de Organismo de Certificação – C 0021. A empresa é ainda reconhecida pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Contactos
Praceta das Eiras, N.º1, 2º Esq,
2550-106 Cadaval, Portugal
Tel.: 262 691 155
Fax: 262 695 095
Email: codimaco@codimaco.pt
Webmail: www.codimaco.pt/

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.