Bombarral assinala mais um aniversário da Revolução dos Cravos

Data:

A inauguração, no dia 22 de abril de 2018, da exposição documental e audiovisual “25 de Abril no Bombarral” marcou o início das comemorações do 44º aniversário da Revolução dos Cravos, numa organização da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, com o apoio do Município do Bombarral.

A mostra, patente no Museu Municipal do Bombarral, até dia 13 de maio, apresenta-nos como os bombarralenses viveram este importante dia da história de Portugal, elencando algumas das individualidades que mais contribuíram para que os portugueses pudessem voltar a viver em liberdade.

É o caso, entre outros exemplos, do Alferes José Manuel Clímaco Pereira, que vive na linha da frente os momento mais tenso da revolução, ou dos ex-presos políticos Palmira Matos, Adelino ferreira Armando Sousa, Frankelim Mil-Homens e Fernando.

A abertura da exposição coube ao presidente da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Sérgio Duarte, ladeado pelos restantes elementos do executivo da União de Freguesias, bem como do executivo da Câmara Municipal.

O primeiro dia das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril de 1974 prosseguiu, no Auditório Municipal, onde tivemos oportunidade de escutar algumas das histórias, contadas na primeira pessoa, de quem viveu de perto a Revolução dos Cravos.

A abertura das “Conversas de Abril” esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, que aproveitou o momento para agradecer a disponibilidade dos ilustres oradores convidados em vir até ao Bombarral partilhar a forma como vivenciaram este acontecimento.

Adelino Gomes, jornalista, José Manuel Clímaco Pereira, Alferes da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, Pacheco Pereira, investigador de história contemporânea, e o Coronel Nuno Santa Clara Gomes, da Associação 25 de Abril, foram os oradores convidados.

Moderada pelo bombarralense José Pires Brazão, a sessão trouxe-nos à memória alguns dos acontecimentos que permitiram que a revolução tivesse o desfecho que os portugueses tanto ansiavam.

Durante mais de duas, o público presente ouviu, deliciado, muitas histórias que ficaram guardadas na memória de quem teve o privilégio de assistir ao acontecimento que viria a libertar Portugal das amarras da ditadura.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.