Arruda dos Vinhos é cada vez mais um concelho solidário

Data:

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos tem vindo a implementar um vasto pacote de medidas e apoios sociais aos munícipes. O objetivo é apoiar cada vez mais cidadãos em situação de vulnerabilidade social e económica, o que o coloca como um concelho com vasta atividade na vertente social

A Loja Social é um dos exemplos das medidas de aoio dinamizadas pela Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.
Esta é uma medida de apoio social a agregados familiares em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso aos bens, de forma a suprir necessidades imediatas/urgentes e promovendo a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
A Loja Social dispõe de bens, designadamente têxteis e vestuário, acessórios e calçado, equipamento doméstico e eletrodomésticos, mobiliário, brinquedos e jogos, produtos de higiene pessoal e doméstica e outros produtos, que serão atribuídos a título gratuito, a título de empréstimo, ou a título de venda a preços simbólicos, de acordo com a situação sócio-económica de cada beneficiário.
A autarquia implementou ainda o Cartão Sénior, com o intuito de proporcionar à população sénior apoio em diversas áreas, concretizado através de benefícios/descontos em atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal e na aquisição de produtos e/ou serviços comercializados por empresas do concelho.
Podem beneficiar do Cartão Sénior todos os cidadãos residentes e recenseados no concelho de Arruda dos Vinhos que tenham idade igual ou superior a 60 anos, ou 50 anos caso integrem projetos dinamizados pelo Município dirigidos à população sénior, bem como os pensionistas ou reformados.
Com mais esta medida, que conta com a parceria de agentes locais, o município visa contribuir para melhorar a qualidade de vida da população sénior, promover o exercício de direitos e de cidadania e participação numa sociedade em que a longevidade é apoiada por novos desafios.

Universidade das Gerações

A Universidade das Gerações foi implementada em setembro de 2015, contando, atualmente, com cerca de 20 professores voluntários e mais de uma centena de alunos. Destacam-se a realização de atividades em diversas áreas, nomeadamente promovendo a intergeracionalidade, envolvendo centros escolares e outras instituições, deslocações a exposições temáticas, visitas a monumentos e idas ao teatro.
O Coro da Universidade e o Grupo de Cavaquinhos, um ex-libris da Universidade, destacou-se pela participação em vários eventos, assumindo um papel de especial relevância na comunidade.
Destacam-se ainda atividades promovidas nas áreas da jardinagem e horticultura, oficina das artes, desporto e educação física, saúde e bem-estar e segurança rodoviária.
Promoveram-se, para além das disciplinas lecionadas, workshops e aulas abertas refletindo temas atuais como a diabetes, a poesia de Irene Lisboa, Julgados de Paz & Gestão de Conflitos e Internet mais Segura.

Teleassistência

O Município de Arruda dos Vinhos assegura, gratuitamente, o serviço de teleassistência domiciliária que funciona 24 horas/dia, 365 dias/ano através de um terminal fixo, onde o utente pode, através de um botão de emergência, aliado a um telefone de alta voz, falar, ser localizado e identificado pela central de assistência, sendo feita a avaliação imediata da situação e dada a resposta mais adequada à situação detetada tendo, ainda, os serviços da voz amiga e de alerta para toma de medicação.
O contacto entre o operador e o utente ou a rede informal/formal só é cessado quando deixar de se verificar o motivo do alerta. Este serviço possibilitou, recentemente, auxiliar uma das beneficiárias que, na sequência de uma queda, ficou imobilizada, contudo, tendo premido o botão de emergência da sua pulseira, foi de imediato socorrida.

Oficina Domiciliária

Disponibilização de forma gratuita, a agregados familiares em situação de fragilidade sócio-económica, a mão-de-obra para a execução de pequenas reparações, nomeadamente pinturas no interior da habitação, pequenas reparações de móveis, substituição de fechaduras e desentupimento de canos.
Já o Cheque Farmácia é uma medida implementada em parceria com as farmácias do concelho, que visa apoiar residentes em situação de carência económica, de forma a garantir que ninguém deixe de ter acesso à medicação e aos cuidados mínimos de saúde. A medida Cheque Farmácia tem como objetivo reafirmar a tomada de medidas/projetos que promovam a solidariedade, a justiça e a coesão social e apoiar agregados familiares em situação de vulnerabilidade social na aquisição de medicamentos, produtos de saúde e bem-estar para dependentes e grandes necessitados.

Projeto Esperança

Medida de apoio social a agregados familiares com crianças, desde o seu nascimento até à idade de 36 meses, por forma a garantir o acesso aos produtos/serviços básicos, considerados indispensáveis ao desenvolvimento da criança e tendo como princípio a defesa do superior interesse dos menores.
Podem aceder à atribuição de apoios económicos os agregados familiares, cujos elementos adultos sejam residentes e recenseados no Município de Arruda dos Vinhos. É ainda condição de atribuição a criança estar a residir efetivamente com os progenitores ou com o detentor da guarda, com exceção das situações de crianças colocadas em agregados familiares no âmbito de medidas de promoção e proteção de crianças e jovens aplicadas por Tribunal de Família e Menores ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Os apoios económicos são atribuídos aos agregados familiares que reúnam os seguintes critérios:
a) Com crianças de idade igual ou inferior a 12 meses em que o agregado familiar está posicionado no 1º escalão do abono de família pré-natal ou seja beneficiário da medida de rendimento social de inserção;
b) Com crianças de idade compreendida entre os 13 e os 36 meses que estejam posicionados no 1º escalão do abono de família;
c) Com crianças entre os 36 meses com medida de promoção e proteção aplicadas por Tribunal de Família e Menores ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, independentemente do seu posicionamento em termos de escalão de abono de família pré-natal ou abono de família.

Isosaúde

Em articulação com a Guarda Nacional Republicana – Núcleo Idosos em Segurança. Este projeto tem como pilar essencial o acompanhamento de proximidade, contribuindo de forma significativa para o bem-estar social, mental e físico do grupo-alvo.
Este projeto é desenvolvido com recurso a uma médica de medicina geral/familiar, em regime de voluntariado, que se desloca ao domicílio dos utentes referenciados, em conjunto com o assistente social, tendo sido, ainda, criado um gabinete clínico para consulta aos utentes com mobilidade e possibilidade de deslocação. Com a implementação deste projeto resolveram-se e minimizaram-se fatores de risco e reforçaram-se as redes de apoio familiar e de vizinhança, relativamente aos casos em acompanhamento. Sempre que necessário, faz-se a articulação com outras respostas institucionais existentes.

Centro de Ajudas Técnicas

O Centro de Ajudas Técnicas é um projeto que visa apoiar munícipes com a disponibilização de produtos de apoio (cadeiras de rodas, camas articuladas, andarilhos, canadianas, entre outros), especialmente produzidos para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar as incapacidades, limitações das atividades e restrições na participação do utilizador.
No âmbito da sinalização e encaminhamento de munícipes conta-se com a parceria da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Arruda dos Vinhos, Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos e Centro Social da Freguesia de Arranhó.
Podem usufruir do apoio desta estrutura as pessoas residentes no concelho de Arruda dos Vinhos que se encontrem em situação de dependência ou de grande necessidade e a necessitar de atribuição de ajudas técnicas/produtos de apoio.

Unidade Móvel Saúde

No âmbito da candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), formalizada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, o município de Arruda dos Vinhos visando assegurar uma maior acessibilidade e qualidade na prestação de saúde primária aos seus munícipes, contribuindo para a redução de desigualdades e exclusão social, desenvolveu procedimentos visando a aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde, equipada com tecnologia de ponta, a nível de diagnóstico, permitindo realizar a prevenção, vigilância e prestação de cuidados médicos e de enfermagem, suprindo deficiências dos cuidados de saúde e criando ligações de proximidade com a população mais dispersa.
Esta Iniciativa, embora mais abrangente, vem complementar o projeto IsoSaúde que tem associado um médico de medicina Geral/Familiar (voluntário) e um Assistente Social que acompanham as situações sinalizadas, através da realização de consultas e visitas domiciliárias regulares, levantamento de necessidades, apoio na gestão de medicação e receituário, aconselhamento e apoio psicossocial, direcionado para o acompanhamento de pessoas em situação de isolamento ou em situação de vulnerabilidade e carência económica que residam no concelho de Arruda dos Vinhos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.