Gelados Artisani
Falar em gelados ainda nos remete erradamente para os dias quentes. No entanto todos os dias são momentos bons para degustar um bom gelado. E quando falamos de gelados tradicionais, certificados, com Índice Glicémico reduzido, ou não, o nome em Portugal é só um: ARTISANI, o melhor gelado artesanal português. A Marca surge em 2009 pela mão de Luísa Lacerda, fundadora e grande impulsionadora da empresa familiar. Pouco depois alia-se a Diogo Saraiva e Sousa e mais tarde a José Pinto Gaspar. Atualmente a ARTISANI é gerida pelas três famílias.

A Marca surge em 2009 pela mão de Luísa Lacerda (centro), fundadora e grande impulsionadora da empresa familiar. Pouco depois alia-se a Diogo Saraiva e Sousa (direita foto) e mais tarde a José Pinto Gaspar. Atualmente a ARTISANI é gerida pelas três famílias.
Como empresa de cariz Familiar que é, conta com a colaboração de familiares próximos dos sócios, como é o caso de Joana e Jaime Lacerda, cunhada e irmão de Luísa Lacerda, Diogo Falcão Trigoso, neto de Diogo Saraiva e Sousa e Mariana e João filhos de José Gaspar.
O conceito original da ARTISANI foi o de apostar e criar algo diferenciador, fugindo à produção industrial, privilegiando sabores tradicionais, caseiros, originais e exóticos dedicados às Famílias Portuguesas.
Rapidamente os seus gelados se tornaram a referência do melhor gelado artesanal que se faz em Portugal.
Os Gelados Artisani, por serem certificados como produção artesanal, têm uma textura muito própria e a frescura do verdadeiro gelado artesanal italiano. São gelados naturais e feitos todos os dias.
Para esse sucesso contribuiu a aposta em se incorporarem as melhores matérias primas para a sua confecção. A Artisani produz os seus gelados com leite Vigor e os seus sorbets com as melhores frutas frescas do dia e Água de Luso.
Respeitando as origens dos ingredientes, escolhe os melhores frutos secos, o melhor cacau e as melhores frutas. Trabalha com a fruta da época e privilegia a origem nacional.
A Artisani iniciou uma tendência Gourmet em gelados, que hoje fez “moda” e é copiada pela concorrência.
Para além de novos formatos de venda de gelado artesanal, como os gelados de pau artesanais ( Eskimós e Pinguins), lollipops e bolos de gelado, criou um conjunto de sabores gourmet diferenciadores.
Das cerca de duas centenas de receitas criadas por Luisa Lacerda na Artisani, muitas destas são disponibilizados nas gelatarias de forma rotativa e organizada ao longo do ano, permitindo ao consumidor variar a sua selecção, cada vez que vai a uma das suas lojas
Mantendo os sabores mais tradicionais em permanência, os mais exóticos e adaptados á época surgem em regime de rotação.
Entrar num das sete gelatarias da Artisani constitui um desafio para o gosto e para os sentidos.
As suas lojas situam-se na área da grande Lisboa e Cascais.
A estas juntam outras gelatarias dispersas já em todo o país, em parcerias designadas By Artisani, que estão em constante crescimento.
O passo seguinte será atingir os mercados internacionais, como grandes cidades europeias mais próximas, como Madrid, Barcelona e Paris.
Laboratório de produção
Esta é a aposta de uma empresa familiar, que hoje já emprega permanentemente 25 pessoas, mas que no Verão chega a contar com mais de 60 colaboradores.
Na Rua de S. Bernardo em Lisboa, junto à Embaixada de Inglaterra, encontra-se o “Laboratório de Produção”, moderna unidade onde são produzidos todos os dias os sabores de uma vasta variedade de gelado.
Falámos com José Gaspar e com os seus filhos, sendo um homem que “arrastado pelos filhos” para o negócio. Veio do mundo dos vinhos e da viticultura, como a CVR dos Vinhos Tejo e faz parte de uma equipa jovem e que aposta numa “marca Premium” do gelado artesanal em Portugal
Estamos perante uma empresa de gelados artesanais devidamente reconhecida que dá especial relevância aos produtos alimentares portugueses…
José Gaspar- É um facto, são gelados artesanais feitos com leite vigor, Frutas frescas, água do Luso e tudo 100% português.
Privilegiamos em primeiro lugar os nossos fornecedores portugueses, muitas vezes de pequena dimensão, já que acima de tudo a qualidade é o nosso principal objectivo.
Em nove anos o crescimento foi enorme?
Mariana Gaspar- É um facto, em nove anos saímos de uma pequena loja na Doca de Santo Amaro, em que a Luísa começou a produzir, para um grande laboratório, com uma equipa motivada naquilo que faz, no dia-a-dia.
Após a abertura da primeira loja em 2009 na Doca de Santo Amaro, e dada a aceitação do cliente, em 2010 começou a expansão com a abertura da loja da Avenida Álvares Cabral. Seguiram-se depois as lojas de Carcavelos, Cascais, Telheiras, e os Mercados de Algés e de Campo de Ourique.
O crescimento na restauração e a nível de hotéis também se verificou e hoje temos os principais hotéis e restaurantes de renome como nossos clientes.
Quando falamos em gelados e olhando a produção e venda de grandes marcas internacionais quer nas grandes superfícies quer nas gelatarias e cafés. O que distingue os gelados da Artisani?
João Gaspar- Estamos perante um gelado completamente diferente. Artesanal, fabricado dia a dia a partir de frutas frescas e de produtos naturais.
Os hábitos do consumo do gelado em Portugal mudaram. Hoje o gelado não é o produto alimentar que se come quando estamos na praia ou no Verão. É um facto?
Mariana Gaspar- Apesar de haver alguma sazonalidade, o gelado consome-se cada vez mais, não só por si só como em sobremesa.
JoséGaspar- O maior consumidor mundial per capita de gelados, imagine é a Finlândia, que consome três ou quatro vezes mais que nós.
Mariana Gaspar- É um produto nutritivo e temos uma gama IGR de Índice Glicémico Reduzido, em que toda a gente pode comer, até os diabéticos e nisso somos pioneiros.
A inovação é uma constante a procura de novos sabores e combinações é uma realidade e uma aposta?
João Gaspar- Todos os meses há novos sabores e nas lojas, perante 36 sabores diferentes, o cliente tem um leque de escolha enorme
Temos mais de 200 referências diferentes. Ouvimos as sugestões dos clientes, dos hotéis, dos chefes de cozinha e vamos ao encontro das preferências. Em termos de facturação mais de metade é referente às nossas lojas próprias, e o restante na venda ao canal dos hotéis e restaurantes.
A Artisani pode e quer crescer quer em Portugal e na exportação através de uma rede de parcerias By Artisani.
José Gaspar- É um facto, nas geladarias By Artisani que já temos, os gelados são fornecidos pela empresa mãe, ficando o proprietário da geladaria responsável pela sua exploração, depois de ter uma formação alargada na Artisani.
Este conceito, próximo do conceito de franchising, pressupõe que o projecto de arquitectura, assim como a imagem e a decoração das geladarias definidos pela Artisani. Pretendemos que as lojas tenham uma imagem comum entre si. Neste momento existem 10 geladarias By Artisani:
Vela Latina (em Belém), Dolce Tentazione (no Dolce Vita em Miraflores), Capricciosa (em Carcavelos), Confeitaria Saboia (no Monte Estoril), Armazéns Cogumbreiro (em São Miguel, Açores), La Gelateria (na Marina de Cascais), Elétrico 28 (no Freeport Alcochete), Lila Vanilla (em Alvor, Algarve) e Solo Gelato (em Cacilhas), LOUNGE´LATO em Odivelas.
Para além destas outras estão em avaliação para abertura ainda este ano.Estamos abertos a estudar propostas de quem pretender ter uma geladaria By Artisani.
Alguns “Sabores Divinos” da Artisani
A Artisani em parceria com a Casa dos Ovos Moles em Lisboa desenvolveu os Sabores Divinos: Ovos moles de Aveiro, Pudim Abade de Priscos, Pão de Rala, Morgado de Figo, D. Rodrigo.
A coleção Sabores Divinos apresenta uma categoria de gelados artesanais de sabores conventuais elaborados a partir de receitas divinas com 500 anos de História.
Gelado de Morangada
Na sua génese temos as nossas conhecidas receitas dos Gelados de Nata e de Morango, criando um sabor distinto e único.
O Gelado de Morangada é uma marca registada Artisani. A nova receita do Gelado de Morangada, faz-nos remontar ao tempo dos nossos avós e às suas receitas tradicionais e deliciosas! Entre tantos sabores e variedades destacamos o Gelado Pérolas de Portugal e o Gelado de Queijada de Sintra