À iniciativa ‘Doce Passeio Doce’, junta-se a Feira do Livro e a Mostra Internacional de Folclore para animarem a cidade de Tomar no Dia da Liberdade
No feriado de 25 de abril, Tomar é um destino obrigatório. As pastelarias da cidade saem à rua e apresentam mais de 30 doces locais e conventuais na Praça da República.
Trata-se da iniciativa ‘Doce Passeio Doce’, integrada na mostra de doçaria ‘De Tomar e dos Conventos’, que decorre ao longo do mês de abril.
No dia 25 de abril, das 15h às 18h30, ‘Fatias de Tomar’, ‘Bolos de Cama’, ‘Espadas de D. Gualdim’, ‘Beija-me Depressa’, ‘Pimpinelas’, ‘Estrelas de Tomar’, ‘Janelinhas do Capítulo’ e ‘Nabantinos’ são apenas alguns dos doces que saem das pastelarias para a principal praça da cidade e aos quais será difícil resistir.
Mas no Dia da Liberdade, não são só os doces a marcar encontro na Praça da República. A partir das 15h, a II Mostra Internacional de Folclore dos Templários garante música e dança pelo resto da tarde.
Este festival conta com a participação de vários grupos folclóricos provenientes de Tomar, Ferreira do Zêzere, e ainda Egito e Bulgária.
E é também a partir dessa hora que começa, ali bem perto, no Complexo Cultural da Levada, a edição deste ano da Feira do Livro de Tomar, que se prolonga até 6 de maio.
No ‘Doce Passeio Doce’ participam 18 pastelarias locais que dão a provar o que de mais delicioso existe no concelho e fazem de abril o mês mais doce.
Esta é a última oportunidade para degustar, comprar e levar para casa o melhor da doçaria tomarense.
As pastelarias aderentes são: A Rosa – Café dos Artistas, Rosa 1, Rosa 2, Rosa 3, Estrelas de Tomar, Legenda Medieval, Padaria Combatente, Açúcar ao Quadrado, Palco d’Especiarias, Pic-Nic Alameda, Pic-Nic São João, Pimpinela do Nabão, Requinte, Templária, Tomar Tropical 1, Tomar Tropical 2, Tomar Tropical 3, Tomar Tropical 4 (antigo Café Rialto).
Depois do feriado, a mostra ‘De Tomar e dos Conventos’, iniciativa do Município de Tomar, em parceria com as 18 pastelarias aderentes, prossegue até 30 de abril.