O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril.
A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.
Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como visitas e entradas gratuitas nos monumentos. Ao longo da semana que integra este dia, também se realizam comemorações por todo o país, todos os anos com um novo tema.
Monumentos e sítios abertos em Portugal
Neste dia estarão abertos ao público locais como:
- Serralves
- Museu do Vinho do Porto
- Casa do Infante
- Museu Nacional Soares dos Reis
- Teatro Nacional São João
- Museu Bordalo Pinheiro
- Museu Interactivo do Megalitismo de Mora
- Museu Nacional do Azulejo
- Padrão dos Descobrimentos
- Palácio de São Bento
- Panteão Nacional
- Museu dos Biscainhos
Pode conhecer todo o programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios por localidade no site da Direcção Geral do Património
O Palácio Nacional de Mafra é o palácio mais visitado, enquanto que o Museu Nacional dos Coches é o museu mais visitado em Portugal.
Os estrangeiros representam 85% das entradas nos monumentos nacionais, enquanto que 61% das entradas nos museus e palácios são feitas por portugueses.
Origem da data
A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.