O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas inicia hoje a sua primeira deslocação a Moçambique.
Para além de contatos com as comunidades portuguesas de Maputo e da Beira, José Luís Carneiro vai encontrar-se com membros do Governo moçambicano das áreas dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna.
Da agenda consta ainda uma reunião com o presidente da Câmara Municipal da Beira e a visita a escolas portuguesas e entidades associativas e empresariais com ligação a Portugal.
O primeiro ponto da agenda é um encontro com a Vice-Ministra da Administração Interna de Moçambique, Helena Mateus Kida, a que se seguirá uma visita ao Consulado-Geral de Portugal em Maputo e uma reunião com o Conselho Consultivo e o Cônsul Honorário de Portugal em Mbabane.
Ainda em Maputo, José Luís Carneiro vai visitar empresas de capital português, jantar com empresários lusos e reunir-se com a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuela Lucas.
O governate vai deslocar-se ainda à Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino da Língua Portuguesa e encontrar-se num almoço com membros da Associação Portuguesa de Moçambique, da Academia do Bacalhau e da Escola Portuguesa. O encontro com a comunidade portuguesa em Maputo será na Biblioteca do Centro Cultural Português.
Já na cidade da Beira, a visita do titular da pasta das Comunidades Portuguesas começa com uma reunião com o presidente da Câmara Municipal da Beira, Daviz Simango e um almoço com representantes de empresários portugueses. José Luís Carneiro vai ainda visitar o Consulado Geral de Portugal naquela cidade e encontrar-se com a comunidade portuguesa residente na Beira e no Chimoio.
Uma deslocação à Escola Portuguesa da Beira e o encontro com professores e pais e um almoço com membros da comunidade portuguesa, concluem a visita do governante a Moçambique, país onde residem aproximadamente 23 mil portugueses.
Comunidade, autoridades e língua portuguesa na primeira visita do Secretário de Estado das Comunidades a Moçambique
