• Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
  • Follow us
    • Facebook
    • Youtube
    • Instagram
Mundo Português
  • 4 Fevereiro, 2023
  • Contactos
  • Quem Somos
Mundo Português

Lisboa, Portugal

4 Fevereiro, 2023
  • Atualidade
  • Pelo Mundo
    • Portugueses no Mundo
    • Lusofonia
    • Internacional
  • Pelo país
  • Desporto
    • Futebol
    • Seleções
      • Euro2020
    • Modalidades
  • Empresas & Mercados
  • Turismo
  • Cultura
    • Música
  • Ciência
  • Saúde
  • Entretenimento
    • Famosos
    • TV
    • Games
  • Opinião
Home
Ciência

Investigadores de Aveiro estudam a relação entre exposição a produtos tóxicos e os estados de demência

9 Abril, 2018 Ciência
Facebook Twitter E-mail
Investigadores de Aveiro estudam a relação entre exposição a produtos tóxicos e os estados de demência

Poderá haver uma relação direta entre a exposição a produtos tóxicos e o desenvolvimento de estados de demência, como a doença de Alzheimer. A hipótese é avançada por investigadores da Universidade de Aveiro num estudo pioneiro coordenado pelas investigadoras Marina Cabral Pinto e Paula Marinho Reis

O estudo de uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) indica que quanto maior for a presença de elementos potencialmente tóxicos no organismo, pior será o desempenho cognitivo.
Coordenado pelas investigadoras Marina Cabral Pinto e Paula Marinho Reis, da unidade de investigação Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GeoBioTec) da UA, a investigação pretendeu esclarecer o nível de impacto que a exposição ambiental a elementos potencialmente tóxicos tem no desenvolvimento de estados de demência.
Realizado com um grupo de idosos de Estarreja, o trabalho da UA revela que “os participantes com demência foram mesmo os que tinham no organismo valores mais elevados de alguns metais, como o alumínio e o cádmio”. Foi escolhido um grupo de mais de 100 adultos e idosos, com uma idade superior a 55 anos, e residentes permanentes em Estarreja, uma cidade inserida numa área industrializada.
Alumínio, cádmio, cobre, chumbo, zinco e mercúrio foram alguns dos elementos químicos que as investigadoras analisaram na urina, sangue e cabelo dos cem participantes no estudo e aos quais foram realizados vários testes cognitivos.
“Verificou-se que os participantes com pior desempenho cognitivo, equivalente a um estado de demência, apresentavam valores mais elevados de alguns elementos potencialmente tóxicos”, aponta Marina Cabral Pinto. Mas a investigadora garante que “para já esta é uma relação que resulta apenas dos modelos estatísticos obtidos e é necessário garantir que não se trata de um resultado fortuito”. Por isso, os dados até agora obtidos “indicam que esta é uma linha de investigação que vale a pena desenvolver, mas que investigação adicional é efetivamente necessária”.

Parceria em Cabo Verde

O grupo de cientistas da UA celebrou uma parceria com a Universidade de Cabo Verde para um novo projeto nesta área de investigação, a realizar nalgumas ilhas de Cabo Verde.
“A realização do projeto em Cabo Verde vai ser muito importante pois temos ilhas com maior potencial de exposição, como a ilha de Santiago, mas temos outras em que não há fontes de poluição conhecidas, como a ilha do Maio, por exemplo”, antecipa Marina Cabral Pinto, acrescentando que será “muito interessante, verificar se há ou não diferenças no desempenho cognitivo dos idosos em ambientes tão diferentes”.
“Acreditamos que uma nova plataforma de dados que combine dados geoquímicos, epidemiológicos, sociológicos, neurológicos e neuropsicológicos possa melhorar a nossa compreensão da relação entre a exposição ambiental e os fatores promotores do declínio cognitivo”, concluem as investigadoras.

Demência: origem ainda desconhecida

A demência continua sem ter um tratamento curativo e as causas deste declínio cognitivo não são totalmente conhecidas, apesar do vasto investimento científico e dos muitos progressos conseguidos pela comunidade científica, destaca a nota da UA. “Apenas uma reduzida percentagem dos casos clínicos tem etiologia genética, enquanto a larga maioria tem uma origem esporádica”, recorda Marina Cabral Pinto.
Para além da idade, diversos outros fatores, incluindo a exposição ambiental a elementos potencialmente tóxicos, “têm sido sugeridos como estando associados ao aumento de risco de desenvolvimento de demência e da doença de Alzheimer durante o envelhecimento”, acrescenta a investigadora.
Para além de Marina Cabral Pinto e Paula Marinho Reis e, da UA, a equipa de investigadores integra também Sandra Freitas, Mário Simões e Paula Pinto (Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC), Paula Moreira (Centro de Neurociências e Biologia Celular), Agostinho Almeida e Luísa Diniz (Laboratório de Química Aplicada da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto), Carlos Ordens (University College London, na Austrália) e Teresa Condesso de Melo (Instituto Superior Técnico).
Este projeto exploratório foi financiado pelo DRIIHM-Labex, French programme “Investissements d’Avenir”. Atualmente a equipa de investigação da UA está a tentar conseguir financiamento que permita continuar a investigação iniciada.

Ana Grácio Pinto

Relacionadas

  • Investigação da Universidade de Aveiro desvenda as moléculas da cerveja
    A Roda de Aromas da Cerveja possibilita a cervejeiros e consumidores avaliar os aromas e sabores existentes na bebida. Agora, uma investigadora portuguesa acrescentou outra informação: as moléculas voláteis que fazem, ou não, de cada cerveja “um momento de prazer único”.
  • Estudantes da Universidade de Aveiro reciclam brinquedos estragados
    Em 2016, mais de 300 brinquedos foram reciclados e entregues no Natal a crianças carenciadas através do projeto Sharetoy. Os brinquedos condenados ao lixo ou ao esquecimento podem ser entregues em três locais de Aveiro e serão depois enviados para a Universidade de Aveiro, onde serão recuperados. A ideia partiu de alunos do Núcleo de Robótica Diversificada do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro e…
  • Tags
  • Aveiro
  • estados de demência
  • GeoBioTec
  • Marina Cabral Pinto
  • Paula Marinho Reis
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade de Cabo Verde
Notícias Recomendadas
Doze municípios formalizam candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027
Cultura

Doze municípios formalizam candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027

1 Dezembro, 2021
Universidade de Aveiro com 80 casos ativos
Atualidade

Universidade de Aveiro com 80 casos ativos

24 Julho, 2021
Passadiços sobre as dunas ligam as Praias da Barra e Costa Nova em Ílhavo
Pelo país

Passadiços sobre as dunas ligam as Praias da Barra e Costa Nova em Ílhavo

10 Julho, 2021
Jovem condenado a internamento por injuriar e agredir a avó em Aveiro
Atualidade

Jovem condenado a internamento por injuriar e agredir a avó em Aveiro

1 Julho, 2021
Universidade de Aveiro abre licenciatura em Engenharia Aeroespacial
Ciência

Universidade de Aveiro abre licenciatura em Engenharia Aeroespacial

22 Junho, 2021
Programa de voluntariado de universitários recebeu 400 candidaturas
Atualidade

Programa de voluntariado de universitários recebeu 400 candidaturas

14 Abril, 2021
Aveiro investe meio milhão de euros em ecocentro para receber resíduos
Pelo país

Aveiro investe meio milhão de euros em ecocentro para receber resíduos

28 Fevereiro, 2021
Câmara de Aveiro compra terrenos ao Montepio para ampliar parque de feiras
Pelo país

Câmara de Aveiro compra terrenos ao Montepio para ampliar parque de feiras

19 Fevereiro, 2021
Bióloga portuguesa lidera investigação internacional sobre o mar profundo
Boas Notícias

Bióloga portuguesa lidera investigação internacional sobre o mar profundo

4 Dezembro, 2020
Últimas Notícias
28 Jun 12:58
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Jun 12:08
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

23 Jun 21:28
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

22 Jun 20:52
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

16 Jun 23:21
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

15 Jun 23:22
Agro-Alimentar SISAB

Região do Douro escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2023

8 Jun 23:58
Agro-Alimentar SISAB

Rui Nabeiro evoca dificuldades da infância no doutoramento ‘honoris causa’

7 Jun 19:28
Agro-Alimentar SISAB

Autarcas de Monção e Melgaço apelam a debate sobre Denominação de Origem para Alvarinho

Portugal na EXPO DUBAI
COMPRE JÁ
  • Cachecol de Portugal €12.00 €10.00
Opinião

Crónica de Joaquim Vitorino

COVID-19: AS NOVAS MEDIDAS EM VIGOR DESDE 25 DE DEZEMBRO

Novas medidas para conter a pandemia de convid-19 entraram às 00:00 do dia 25 de dezembro, face à ameaça da nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que pode ser responsável por cerca de 90% das infeções no final do ano.

O poder (esquecido) da emigração portuguesa pelo mundo

Cristina Andrade Correia

Torres Novas por António Vale
Certificado Digital COVID-19: o que é e como se obtém
Um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR) vê o certificado digital covid-19 de um condutor, durante a operação de fiscalização no âmbito das novas medidas covid-19 para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nas portagens de Alverca, em Alverca, 25 de junho de 2021. RODRIGO ANTUNES/LUSA
Notícias Populares
Compal lança nova gama Vital Bom Dia!
Agro-Alimentar SISAB

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

28 Junho, 2022 182
Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas
Agro-Alimentar SISAB

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

28 Junho, 202225
Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano
Agro-Alimentar SISAB

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

23 Junho, 202232
Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%
Agro-Alimentar SISAB

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

22 Junho, 202223
Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar
Agro-Alimentar SISAB

Queijaria Vale da Estrela renova a mais exigente certificação alimentar

16 Junho, 202223
Faça já a sua encomenda
  • da colecção temática Mundo Português, tema Alentejo. Caneca Alentejo, Portugal €12.00
Massacre de Santa Cruz, 30 anos depois

Ângelo Ferreira

Edição em papel
Mundo Português
Siga-nos no facebook

MP facebook

Covid-19: lavar frequentemente as mãos é uma das melhores proteções

Covid-19

Receba as nossas notícias no seu email

     

    Morada: AV. ELIAS GARCIA 57 – 7º
    1049-017 LISBOA – PORTUGAL
    Telefone: (+351) 21 79 576 70
    Email: redaccao@mundoportugues.pt

    NEWSLETTER:

       

      FICHA TÉCNICA 

      Redes Sociais
      Follow
      Subscribe to notifications
      Copyright © 2021 Mundo Português | Estatuto editorial | Lei da transparência | Politica de Privacidade | Termos e Condições