Hoje, 9 de abril, a exposição exposição ‘Boa viagem, Senhor Presidente’, patente na Cidadela de Cascais, que retrata o encontro do Presidente Bernardino Machado com os soldados do Corpo Expedicionário Português tem entrada gratuita
Hoje recorda-se em Portugal e França os 100 anos da Batalha de La Lys, momento marcante e triste da participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial.
Nesse dia, uma ofensiva alemã com milhares de homens atacou o setor português na zona de Pas-de-Calais, perto do rio Lys. Em poucas horas, o Corpo Expedicionário Português perdeu 7.500 homens, entre mortos, desaparecidos, feridos e prisioneiros.
A exposição ‘Boa viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra – 100 anos da primeira visita de Estado’, que está patente na Cidadela de Cascais, é também um momento de homenagem aos milhares de portugueses que combateram nas trincheiras da Grande Guerra.
A exposição conta a história da primeira viagem feita por um Presidente da República portuguesa ao estrangeiro, há 100 anos. O objetivo da viagem foi o encontro do Presidente Bernardino Machado com os soldados do Corpo Expedicionário Português.
Um dos núcleos é justamente dedicado à participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, em homenagem aos milhares de combatentes nacionais que lutaram no conflito.
Para assinalar os 100 anos da Batalha de La Lys, o Museu da Presidência da República propõe entrada livre e visitas guiadas a esta exposição.
O museu e a autarquia de Cascais convidam o público em geral a associar-se a esta homenagem, usufruindo, no dia 9 de abril, de visitas guiadas gratuitas às 11h, 14h30 e 16h, mediante reserva prévia, oficinas pedagógicas sobre a guerra (lotação esgotada) e uma mostra de modelismo de peças da Primeira Guerra Mundial, patente até 29 de abril.
‘Boa viagem, Senhor Presidente’
Até 29 de abril no Palácio da Cidadela de Cascais
Av. D. Carlos I – Cascais
De terça-feira a domingo das 10h às 13h a das 14h às 18h
Mais informações pelo telefone (+351) 213 614 660