O ‘Azeite Porca de Murça’ terá uma edição limitada para comemorar os 100 anos da Batalha de La Lys e homenagear o ‘Soldado Milhões’, Aníbal Augusto Milhais, um filho da terra.
Aníbal Augusto Milhais, conhecido como ‘Soldado Milhões’ vai ser homenageado pela Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, a sua terra natal, com o lançamento de uma edição limitada do Azeite Porca de Murça.
A edição vai ser apresentada oficialmente no decorrer das cerimónias oficiais que vão decorrer este fim-de-semana na comuna de La Couture, em França.
Para tal, uma delegação da Câmara Municipal de Murça vai deslocar-se àquele país para participar nas comemorações do Centenário da Batalha de La Lys, onde combateu Aníbal Augusto Milhais, que ficou conhecido por ‘Soldado Milhões’.
Em Murça está o busto do ‘Soldado Milhões’, o soldado mais condecorado do exército português e em La Couture está o monumento aos soldados portugueses que participaram na I Guerra Mundial.

O ‘Azeite Porca de Murça Milhões’é uma edição limitada que homenageia o ‘Soldado Milhões’
Segundo o presidente da direção da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, Francisco Vilela, “trata-se de um lote muito especial, criado a partir de azeitonas provenientes de Olivais Centenários da Terra do Soldado Herói Milhões”.
“É um produto ‘genuinamente Murcense’ onde tudo foi desenvolvido em Murça”, acrescentou.
“Juntamente com a garrafa, foi editado um pequeno livro que contém um texto inédito do escritor João Pinto Coelho, Prémio LeYa 2017, factos da história do ‘Soldado Milhões’ escritos pela neta, a professora Leonida Milhões e com ilustrações da bisneta Mafalda Milhões”, revelou ainda.
Numa nota enviada às redações, a Cooperativa justifica que esta edição do ‘Azeite Porca de Murça Milhões’ para além de uma justa homenagem aos portugueses que participaram na Primeira Guerra Mundial simboliza, também, os agricultores “feitos” soldados do Corpo Expedicionário Português, estando refletida a identidade cultural de um povo.
A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça conquistou diversos prémios em concursos internacionais e um lugar no pódio dos melhores azeites do mundo, demonstrando ser o verdadeiro embaixador da qualidade do Azeite de Trás-os-Montes, e particularmente de Murça.