Mais de 10 mil pessoas passaram pelo Aquário Vasco da Gama no primeiro trimestre

Data:

No primeiro trimestre de 2018 o Aquário Vasco da Gama recebeu 10.116 visitantes, o que significou um aumento em relação ao período homólogo, informa a Marinha Portuguesa.

Aberto ao público em 1898, o Aquário Vasco da Gama desempenha, desde a sua fundação, um notável papel de divulgação da vida aquática.
É um dos primeiros aquários abertos no mundo e celebra, no próximo dia 20 de maio, 120 anos de existência.
Considerado um Museu Vivo de História Natural, o Aquário Vasco da Gama possui uma mostra significativa da fauna marítima de Portugal Continental e Regiões Autónomas.
Oferece a quem o visita, uma diversidade de espécies animais e vegetais provenientes de ecossistemas marinhos e um espólio museológico com várias exposições.
Entre elas, merece destaque a coleção Oceanográfica do Rei Dom Carlos I, o monarca oceanógrafo que teve um papel determinante na edificação do Aquário.
Em 1898 na altura da inauguração do Aquário Vasco da Gama o Rei Dom Carlos I realizou, numa das salas, uma exposição temporária com os espécimes zoológicos por ele recolhidos nas campanhas oceanográficas de 1896-1897.

É um dos primeiros aquários abertos no mundo e celebra a 20 de maio, 120 anos de existência

Curiosamente esses mesmos espécimes regressariam anos mais tarde ao Aquário Vasco da Gama, integrando a Coleção Oceanográfica do Rei Dom Carlos I, enriquecendo de tal forma o Museu, que ainda hoje este é essencialmente conhecido pelos espécimes raros associados ao monarca oceanógrafo.
Com o passar dos anos o Museu foi reunindo outros espécimes biológicos, num conjunto que hoje se designa genericamente Colecção Aquário Vasco da Gama, e que inclui sobretudo moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas, tartarugas e mamíferos marinhos. O Aquário ficou propriedade do Estado, e em fevereiro de 1901, a sua administração foi entregue à Marinha, onde permanece até hoje como organismo cultural.
Atualmente o Aquário Vasco da Gama é fundamentalmente uma instituição didática, um centro de divulgação da vida aquática e de investigação. Tem vindo a sofrer ao longo do tempo várias transformações, no sentido de melhorar cada vez mais a exposição dos exemplares vivos e do espólio museológico, procurando cumprir da melhor forma possível o seu importante papel de Museu Vivo de História Natural.
O Aquário Vasco da Gama está aberto todos os dias do ano das 10h às 18h (a última entrada é às 17h30) com preços entre os 2,50 euros e os 5 euros existindo também preços especiais para grupos.

 

A coleção inclui sobretudo moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas, tartarugas e mamíferos marinhos

Sabia que:
– O Aquário Vasco da Gama foi um dos primeiros aquários no mundo;
– Contém, no seu espólio, a Coleção Oceanográfica D. Carlos I e a respetiva Biblioteca;
– É atualmente um centro de divulgação da Vida Aquática e de investigação;
– No ano passado, mais de 120.000 pessoas visitaram o Aquário.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.