A segunda paragem na “viagem no tempo” pelo Alto Minho decorre este sábado em Monção, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM), em parceria com a Câmara local, dedicada à Rota dos Castros, informou aquela associação de municípios.
Em comunicado, a CIM adiantou que a iniciativa “Alto Minho 4D”, em Monção, inclui uma conferência dedicada à cultura castreja, uma visita encenada ao castro de São Caetano, na freguesia de Longos Vales, e um encontro de ‘sketching’ no centro da vila.
A “viagem no tempo” pelo Alto Minho arrancou em Caminha, com o ciclo de conferências “Mundo de Culturas”, integrado no projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, que abordou “Vestígios arqueológicos dos mais antigos habitantes do Baixo Minho” e a “Rota do Megalitismo e Arte Rupestre”. Termina em fevereiro de 2019, em Vila Nova de Cerveira.
Integra um ciclo de dez conferências, a realizar em cada um dos dez concelhos da região, com o tema “Uma História do tempo e das Artes” que pretende “introduzir no património cultural e artístico do território, ao longo do tempo em que ele foi construído, os habitantes que lá residem e os turistas que o visitam”
O projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” vai dinamizar uma atividade por mês em cada concelho do Alto Minho. Depois de uma primeira passagem por Caminha e agora em Monção, segue-se:
Ponte de Lima, no dia 5 de maio, com a “Rota do Romano”
Ponte da Barca, no dia 16 de junho, com a “Rota do Românico”
Valença, no dia 22 de setembro, com a “Rota dos Castelos e Fortalezas”
Melgaço, no dia 20 de outubro, com a “Rota dos Mosteiros”
Viana do Castelo, no dia 17 de novembro, com a “Rota dos Descobrimentos”
Arcos de Valdevez, no dia 8 de dezembro, com a “Rota do Barroco”
Paredes de Coura, no dia 12 de janeiro de 2019, com a “Rota da Arquitetura Tradicional”
Vila Nova de Cerveira, no dia 9 de fevereiro 2019, com a “Rota do Contemporâneo ao Futuro”